Brasil,

Escolas criativas impulsionam empreendedorismo no País

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayara Fleck
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Instituições são voltadas a oferecer cursos com foco na inovação

O Brasil está entre os países mais empreendedores do mundo. Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que, em 2016, a taxa total de empreendedorismo no país foi de 36%, ou seja, cerca de 48 milhões de pessoas com idades entre 18 e 64 anos estavam envolvidas na criação ou manutenção de algum negócio. No entanto, o mesmo documento aponta que ainda falta inovação no empreendedorismo brasileiro.

Intensificar programas de capacitação do empresário, com noções de liderança e inovação está entre as principais recomendações dos especialistas para melhoria das condições para empreender no Brasil, conforme a mesma pesquisa. E, para suprir essa lacuna, tem surgido uma nova forma de impulsionar os negócios: as escolas criativas de empreendedorismo.

O objetivo é impulsionar a indústria criativa, por meio da análise de tendências sociais e de mercado. Nesse tipo de estabelecimento, a premissa é de que é possível ensinar novas formas de pensar. A começar pelo fato de que, nas escolas criativas, as aulas não seguem os padrões de um curso tradicional; são momentos voltados à inspiração, com processos inovadores de aprendizado.

Nas escolas criativas, o aluno é estimulado por meio de construções de cenários, diferentes ambientes em sala de aula, com liberdade para expressar o que pensa sem repreensão. Assim, desenvolvem melhor capacidade de compreender as ferramentas de trabalho e colocá-las em prática.

“É inspirar e preparar; romper barreiras por meio da criatividade”, comenta Douglas Panatta, idealizador da Rock3t, escola criativa com sede em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Fundada em agosto de 2016, a Instituição já atendeu mais de 1,5 mil participantes em cursos e eventos que ensinam novas abordagens, desde como fazer apresentações em público até análise de tendências de mercado.

De acordo com os fundadores, o público-alvo dos cursos são pessoas que buscam inovar e não se conformam com modelos ultrapassados, e que o único pré-requisito é a “fome por transformação”. Ao final das capacitações, os alunos recebem um certificado de conclusão.

“Nós somos o resultado da educação que tivemos. Como escola, queremos deixar o aluno seguro, porque a teoria é diferente na hora de colocar em prática”, ressalta Rodrigo Kray, idealizador da Rock3t. Segundo ele, a Escola propõe a “quebra de velhas metodologias de ensino, para quem não quer mais do mesmo”.

O foco no resultado é o que embasa a metodologia de ensino da Rock3t. Esse é o mote que inspira a programação dos cursos e a escolha dos professores. Em uma das capacitações, intitulada Showtime, o participante aprende a fazer apresentações de alto nível em público, de maneira dinâmica, usando abordagens da semiótica e adaptando o conteúdo à plateia. Além disso, na Rock3t, a experiência vivencial é considerada mais importante do que a teoria. Por isso, os professores são experts do mercado, autores de projetos de referência em seus ramos, e não apenas teóricos ou pesquisadores dos conteúdos abordados.

“Atualmente, somos formados por um sistema educacional fast-food, em que tudo é padronizado, industrializado. Temos de mudar isso para uma educação orgânica e pessoal e aprender que o florescimento humano não é um processo linear e mecânico”, afirma Ken Robinson, especialista britânico em educação e criatividade. Em sua visão, a educação precisa ser personalizada e customizada para diferentes circunstâncias. “É preciso criar um sistema em que as pessoas busquem suas próprias respostas”, conclui. Robinson é professor emérito da Universidade de Warwick, na Inglaterra, e consultor dos governos europeu, asiático e americano nas áreas de criatividade, cultura e educação.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar