Brasil,

Com crescimento contínuo da inflação médica, 70% das companhias redesenharam o benefício saúde no último ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Neres
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Inflação médica chegou a 18% em 2017, índice está 14% acima da inflação geral, hoje em 3,9%; judicialização, desperdícios, fraudes e envelhecimento da população são alguns dos fatores que impactam no custo da Saúde

O reajuste médio dos planos de saúde corporativos voltou a subir em 2017, chegando a 17,91%. O número é um reflexo da inflação médica, que chegou a 18%. O índice está 14% acima da inflação geral que, de acordo com dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), está em 3,9%.

Para os planos individuais, a inflação médica 2017 foi de 13,55%, cinco pontos percentuais abaixo dos planos coletivos. Nos últimos cinco anos o acumulado da inflação médica registrou 145,43%, enquanto que a inflação geral foi de 96,7%.

Segundo Rafaella Matioli, diretora de Consultoria em Saúde e Benefícios da Aon Brasil, a previsão é que o índice de variação dos custos médicos continue a aumentar. “Alguns fatores como os avanços tecnológicos, a judicialização, desperdícios na utilização dos planos, fraudes e o envelhecimento da população, são os principais motivos da escalada dos custos da saúde”, explica.

Os altos custos com a saúde não são um problema exclusivo do Brasil. A inflação médica é um fenômeno observado mundialmente. Porém a média do índice brasileiro é superior a todas as outras regiões do mundo. Em 2017, a inflação médica foi de 17,91% no Brasil, 14,3% no Oriente Médio e na África, 14,2% na América Latina e no Caribe, 8,9% na Ásia, 6,3% na América do Norte e 5,7% na Europa.

O número de portadores de doenças crônicas é outro fator que impacta os custos da saúde. A gestão desses pacientes nos planos é uma preocupação das operadoras de saúde e das empresas. “Os custos crescentes e o aumento da prevalência de doenças crônicas são um fenômeno mundial e, se essa tendência se mantiver, independentemente do sistema de saúde, as empresas sofrerão custos corporativos adicionais e perda da competitividade da força de trabalho. Precisamos, com urgência, desenvolver um modelo assistencial que priorize a saúde e não a doença”, alerta a executiva da Aon.

Para ela, a diminuição do índice de inflação médica depende também da conscientização de todos os beneficiários do sistema de saúde suplementar sobre a sua parte na manutenção dos custos. “É importante mostrar para o beneficiário como os seus hábitos podem impactar diretamente no plano de saúde, pois um fator importante que eleva a inflação médica é o desperdício” comenta.

Gestão da Saúde

Para realizarem uma gestão melhor dos planos de saúde e evitarem o crescimento dos custos médicos, as empresas precisam desenvolver ações estratégicas. “Bienalmente a Aon realiza uma Pesquisa de Benefícios, que tem como objetivo identificar e analisar mais de trinta benefícios concedidos pelas empresas. A última edição, lançada em maio deste ano, revelou que, no último ano, 70% das companhias redesenharam o benefício saúde. Além disso, 40% consideram importante rever todos os anos as características da assistência médica”, explica Rafaella Matioli.

O estudo da Aon também revelou que o plano de saúde é um dos principais benefícios para atração e retenção de talentos, sendo o 3º item de maior desejo pelo trabalhador brasileiro. Por isso, a assistência médica é o benefício com maior prevalência nas empresas: 100% das companhias pesquisadas oferecem seguro saúde aos colaboradores e, na mesma proporção, aceitam os cônjuges e estendem o benefício aos filhos.

Depois do salário, o plano de saúde representa o maior gasto que as empresas têm com funcionário. “Considerando a escalada dos custos da saúde, esse gasto vem aumentado ano após ano. O levantamento da Aon apontou que para 36% das empresas a assistência médica representa de 5% a 10% da folha de pagamento”, complementa a executiva da Aon.

A Pesquisa de Benefícios da Aon contou com a participação de 536 empresas, totalizando 2,1 milhões de funcionários. A maior parte da amostragem (65,9%) representa empresas brasileiras. Mas também foram ouvidas multinacionais dos Estados Unidos (12,9%), França (4,2%), Alemanha (2,8%), Japão (1,9%) e outros países (12,3%).

Sobre a Aon:

A Aon Plc (NYSE: AON) é uma empresa global líder de serviços profissionais, que oferece ampla gama de soluções em riscos, benefícios e saúde. Nossos 50 mil colegas em 120 países potencializam resultados para clientes utilizando dados e análises proprietários para fornecer perspectivas inovadoras, que reduzam a volatilidade e melhorem o desempenho.

No Brasil, temos mais de 2 mil colaboradores localizados em nove escritórios nas principais cidades do país. Nomeados 10 vezes como uma das “150 Melhores Empresas para Trabalhar”, nossa missão é potencializar possibilidades econômicas e humanas para colegas, clientes e comunidades em todo o mundo.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar