Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Unimed Santos ganha nova sede, com projeto assinado pela acr arquitetura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andréa Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Novo edifício Unimed Santos, previsto para ser inaugurado em 2019 Novo edifício Unimed Santos, previsto para ser inaugurado em 2019

Um moderno prédio de 7 andares, com mais de 10 mil m2, irá abrigar a nova Unimed Santos. Estrategicamente localizada no bairro Vila Mathias, a futura sede tem projeto assinado pela equipe da acr arquitetura, escritório especializado em arquitetura para a saúde.
Previsto para ser inaugurado em 2019, o edifício terá como diferenciais os conceitos de sustentabilidade e humanização, todo projetado com a utilização de materiais renováveis e o máximo de aproveitamento da luz natural, que se notam desde a fachada, com o uso de pele de vidro de alto desempenho, com revestimento de madeira sintética, varandas e jardineiras e uma escada semiaberta com luz e ventilação naturais.
Seguindo linhas essenciais da arquitetura em saúde, que projeta espaços práticos e acessíveis, o novo prédio irá refletir estas características. ‘É sempre um desafio projetar um espaço de saúde, pois temos que pensar em ambientes que atendam plenamente às exigências da vigilância sanitária e buscar soluções e produtos de qualidade e econômicos que criem uma atmosfera de acolhimento, desde a recepção”, destaca Antonio Carlos Rodrigues, sócio-diretor da acr arquitetura.
Inteligência e desafios
Tendo o atendimento como um dos pilares mais importantes na saúde, a equipe de arquitetos criou uma área coberta para embarque e desembarque dos clientes em frente ao edifício, com duas rampas de acesso ao subsolo, enquanto a entrada de ambulâncias será feita nos fundos do prédio, em outra via pública.
No térreo há duas recepções de pedestres, uma para o Pronto Atendimento e outra para a torre onde funcionam os demais serviços de forma independente. “Desta forma, ganhamos agilidade necessária para o imediato atendimento e o conforto para as outras áreas, como o Centro Diagnóstico e o Ambulatório de especialidades”, explica o arquiteto.
No Pronto Atendimento serão nove consultórios, divididos entre adulto e infantil e sala para aplicação de medicamentos, para curativos e para gesso. Este setor se estende até o mezanino, onde estarão as salas de observação com 16 leitos para adultos e nove infantis, além dos raios-X. Também no térreo, haverá um setor para emergências, com entrada dedicada e capacidade de atendimento para quatro leitos, além de uma sala cirúrgica para pequenos procedimentos e um quarto de isolamento.
No 1º pavimento funcionará o Centro de Diagnósticos por Imagem com ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética, tomografia e um setor de cardiologia. O segundo andar será dividido entre análises clínicas e quimioterapia. Um ambulatório de especialidades, com 18 consultórios, ficará alocado no terceiro andar. O 4º pavimento estará reservado para reabilitação física e a área destinada aos médicos - com vestiários, auditório e espaço de conforto - conectada ao pavimento superior.
O Hospital Dia terá seu atendimento no 5º andar, com 13 leitos em três salas de procedimentos. No 6º piso, um aconchegante café para os pacientes e familiares e uma área destinada aos colaboradores, com vestiários, copa e refeitório. Finalmente, o 7º pavimento será um espaço para futura expansão, que desfrutará de terraço com vista panorâmica para a cidade.
Segundo o diretor da acr, o trabalho incluiu uma equipe multidisciplinar que conseguiu executar um projeto equilibrado. “A funcionalidade, os fluxos e processos foram determinantes no layout, criando-se soluções esteticamente agradáveis e práticas”, comenta. Para o diretor-presidente da Unimed Santos, Dr. Claudino Guerra Zenaide, a Unimed buscou sempre o melhor cenário. “Entregamos muito mais que um sonho, uma ideia ou um desejo. Algo palpável, adequado às necessidades atuais e futuras e à altura de nossa projeção como mais importante plano de saúde da Baixada Santista”, destaca.
FICHA TÉCNICA
Arquitetura: acr arquitetura
Antonio Carlos Rodrigues, Rafael Tozo e Larissa Nakagawa Soares
Instalações: Engefast engenharia
Estrutura: Engecairo engenharia estrutural
Pele de vidro fachada: Guardian Glass do Brasil
Fechamento externo da escada: Arkos Brasil
Revestimento ecológico na fachada: Lesco Brasil
Pintura externa: Argamont revestimentos
Painel linear madeirado e forros de fibra mineral: OWA Sonex
Piso vinílico: Tarkett
Piso monolítico: Miaki revestimentos
Sobre Unimed Santos
A Unimed Santos é uma cooperativa de trabalho, formada e dirigida por médicos. Pioneira no cooperativismo de trabalho médico no mundo, foi fundada em 1967. Representa um modelo alternativo e democrático de organização, que fortalece a ética médica e dignifica o paciente, oferecendo assistência personalizada e de qualidade. A partir de Santos, o Sistema Unimed foi implantado em todo o Brasil, cobrindo atualmente 84% do território nacional. São 348 cooperativas, congregando 114 mil médicos e atendendo mais de 18 milhões de clientes.
Sobre acr arquitetura - Fundada em 1995, é comandada pelo arquiteto Antonio Carlos Rodrigues e seus sócios Rafael Tozo e Pablo Polop. O escritório possui expertise em arquitetura hospitalar e de saúde como hospitais, centros de diagnóstico, laboratórios, clínicas médicas e de reprodução humana. Os trabalhos assinados pela acr se destacam por soluções práticas, inovadoras e eficientes, baseadas nos conceitos da arquitetura contemporânea, humanizada e sustentável. O escritório atua, também, na arquitetura escolar, residencial e corporativa, com projetos premiados em todo o país. Em seu portfólio, clientes como o Fleury Medicina e Saúde, Clínica Huntington, rede dr consulta, Hospital do Coração, Unimed Santos, Hospital das Clínicas de São Paulo, SalomãoZoppi e Colégio Miguel de Cervantes. www.acr.arq.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar