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Novo eSocial: sua empresa está preparada?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karen Krinchev
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Café-palestra promovido pela AHK Paraná, por meio do GIETRI, deve esclarecer as principais dúvidas das organizações

Obrigatório a partir de 1° de janeiro de 2018 para as empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que está em fase de testes, ainda tem baixa adesão das companhias brasileiras. Segundo informações da Receita Federal, a plataforma de testes do eSocial está disponível para os empregadores desde 1º de agosto, até agora 2000 empresas estão usando o ambiente virtual, que visa a consolidação das informações dos trabalhadores inerentes ao contrato de trabalho, como rotinas de admissão e demissão, folha de pagamento, FGTS, previdência social, entre outras.

Na realidade, apenas 4,4% das empresas estão aptas para operar por meio do novo sistema, de acordo com pesquisa da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). As dúvidas e as dificuldades ainda são muitas, então, com o intuito de auxiliar as organizações, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK Paraná), por meio do Grupo de Intercâmbio de Experiências em Assuntos Tributários (GIETRI), promove no próximo dia 29 de setembro (sexta-feira), no Hotel Mabu Curitiba Business, o café-palestra “eSocial – aspecto relevantes”.

O evento será conduzido pela advogada da G.A Hauer & Advogados Associados, Lucelene Oliveira de Freitas. Ela explica que o funcionamento adequado do sistema dependerá do esforço conjunto de várias atividades das empresas e de terceiros. “A maior adaptação deve ocorrer no sistema de informações das empresas, que deverá ser ajustado junto ao programa da Receita Federal para que não ocorram incompatibilidades na transmissão de dados para a plataforma do eSocial”, afirma.

A advogada reforça o objetivo do governo em relação à unificação das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, o que facilitará a fiscalização e o cumprimento das obrigações e dos direitos dos empregados. Contudo, ela completa: “as organizações terão mais trabalho, visto que o envio das informações deverá ocorrer diariamente, obedecendo sequências lógicas. Além disso, o controle e qualidade das informações serão maiores, uma vez que qualquer irregularidade poderá ser automaticamente identificada pela Receita Federal e demais órgãos gestores.”

Vale ressaltar que a partir de 1º de julho de 2018, o sistema passa valer para as demais companhias.

Serviço:

CAFÉ-PALESTRA “eSocial – aspecto relevantes”

Data: Sexta-feira, 29 de setembro, das 8h30 às 11 horas

Local: Hotel Mabu Curitiba Business/ Rua XV de Novembro, 830 – Centro – Curitiba – PR

Mais informações:


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