Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrick Passos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

6 padrões de oportunidade para construir produtos inovadores

É comum classificarmos uma empresa como inovadora por causa dos produtos disruptivos que possui. Por isso é comum que quando falamos sobre inovação empresarial as empresas busquem rapidamente formas para criar novos produtos. Veja agora 6 padrões para acelerar esse processo.

“A criação de produtos inovadores é vital porque eles ajudam uma empresa inovadora a ter mais controle sobre o mercado.

De todas as características presentes em uma empresa inovadora a mais marcante e visível é a presença de produtos e serviços disruptivos. Esses produtos costumam ser tão inovadores que chegam a oferecer 10x mais valor para os clientes do que os produtos concorrentes do segmento.

A presença desses produtos é vital para um empresa inovadora porque apenas um produto inovador fará com que aquela empresa controle o mercado, e não seja controlado por ele. Esse tipo de produto também coloca essa empresa a quilômetros de distância de qualquer concorrente, e tem seu segredo guardado as 7 chaves.

A boa notícia é que produtos inovadores costumam seguir um padrão de construção. Portanto se você tem um negócio tradicional poderá usar um dos 6 padrões listados a baixo para também desenvolver algo inovador para o mercado.

#1 convergência

Esse tipo de padrão consiste em criar produtos através da combinação de múltiplos produtos, serviços ou tendências. Inclui: mistura, integração de produto, integração social, aproximar pessoas, valor adicionado por sobreposição, multifunções e co-branding.

Você experimenta a convergência todos os dias. Quando entra em um café você busca uma bebida quente, acesso à internet e um ambiente confortável parecido com sua casa. O snowboarding foi a mistura de aspectos do skate, surfe, esqui, música, moda e rebeldia.

#2 divergência

O padrão da divergência ajuda você a criar produtos e serviços para se opor a tendência dominante ou para se libertar dela. Esse padrão de oportunidade se estende além da rebeldia para incluir personalização, customização, status e luxo.

Nossa época vibra com ideias contraintuitivas. É comum existirem seriados onde o anti-herói é celebrado. Hoje as pessoas querem personalização, se durante muito tempo a tendência foi assistir o que todo mundo estava assistindo na mesma hora, hoje as pessoas querem assistir o que gostam mais na hora que bem entenderem.

#3 ciclicidade

Nesse padrão você cria produtos baseado em oportunidades previsivelmente recorrentes. Isso inclui: retrô, nostalgia, ciclos econômicos, sazonalidade, padrões geracionais e ciclos repetitivos.

Nos últimos anos vários produtos voltaram a aparecer no mercado que foram muito populares em outros tempos, por exemplo o novo Fusca, os tênis Nike Air ou os cadernos Moleskin. O mundo é cíclico, as gerações impulsionam esse movimento baseado numa espécie de memória coletiva.

#4 redireção

A redireção é um padrão que consiste em canalizar a força de uma tendência, comportamento ou uma demonstração de necessidade, em vez de combatê-los. Isso inclui: refocar, repriorizar, inverter e gamificar.

Imagine que sua empresa é conhecida publicamente por ser sempre a segunda colocada. Isso não é bom pra nenhuma marca, a menos que você use a redireção e crie um slogan dizendo “Nós nos esforçamos mais (quando você não é o maior, tem que fazer isso)”. Se seu produto tem uma característica ou atributo que se destaca, bom ou ruim, você pode transformar isso no benefício central.

#5 redução

Esse padrão de inovação consiste em simplificar um conceito de negócio ou focá-lo mais em uma ideia específica. Você pode fazer isso através de especialização, removendo camadas e passos, fracionando ou aumentando a eficiência.

Nesse padrão vale a regra do menos pode ser mais. A cauda longa permitiu que negócio que atendessem características específicas de um nicho de mercado pudessem ser tão lucrativos e poderosos quanto aqueles que atingem o mercado de massa.

#6 aceleração

Nesse tipo de padrão a ideia é identificar uma funcionalidade crítica de um produto ou serviço e aprimorar radicalmente esse item ou recurso. Fazer isso inclui: perfeição, posicionamento aspiracional, funcionalidades exageradas e soluções reimaginadas.

Identificar um fator crucial e oferecer ele de forma perfeita pro mercado é difícil, não basta ser bom, tem que ser perfeito. Usar esse padrão significa dizer que você conseguirá ofercer um produto que gere pelo menos 10x mais valor na vida do seus clientes, transformando ele em algo único.

Esses padrões vão te ajudar a pensar em produtos que conseguem apresentar um potencial de inovação alto. Porém empresas inovadoras não são construídas só criando produtos disruptivos. Patrick Passos, fundador do empresainovadora.com, acredita que os produtos são apenas a ponta visível do iceberg de uma empresa realmente inovadora.

"Para que essa inovação seja sustentável você deve ter um cultura que permita ela acontecer dentro da sua empresa. O primeiro passo para fazer isso é acessar o nosso site (http://empresainovadora.com.br) e fazer seu diagnóstico de inovação empresarial." Afirma Passos.

Esse diagnóstico permite que as empresas vejam qual potencial de inovação sua empresa consegue alcançar. Em seguida eles apresentam dicas práticas de como aumentar a inovação dentro da sua empresa tudo gratuitamente.

Uma vez que essa cultura esteja instalada os produtos inovadores e os 6 padrões citados acima farão parte de uma rotina normal dentro do seu negócio.

O empresainovadora.com ajuda centenas de pequenas e médias empresas do Brasil a serem mais inovadoras. Segundo Patrick eles fazem isso porque acreditam que as empresas mudam o mundo, mas que apenas as inovadoras transformam ele em um lugar realmente melhor.

Website: http://empresainovadora.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar