Brasil,

Crescimento sustentável no Vida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura Mercado de Seguros
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa realizada pela resseguradora Munich Re gera subsídios para projetos de seguro de Vida Individual

Sérgio Neves – Client Manager Life & Health da Munich Re

O Vida Individual se apresenta como uma grande oportunidade para as seguradoras, já que uma parcela significativa da população possui cobertura insuficiente (ou inexistente), mesmo tendo condições financeiras para contratar uma apólice. Pesquisa feita pela Munich Re pode indicar o caminho para companhias que desejem consolidar-se no segmento.

Diversas seguradoras têm demonstrado interesse no Vida Individual mas encontram dificuldades, especialmente pela falta de experiência, produtos adequados, ferramentas de subscrição e conhecimento sobre o consumidor final.

A pesquisa nacional, realizada com o objetivo de entender a fundo os perfis, estilos de vida e necessidades de indivíduos das classes A e B, produziu insights relevantes, já disponíveis para os clientes de Vida da Munich Re.

A amostra, de ampla representatividade, contempla o segmento da população que tem mais recursos disponíveis para contratar o seguro mas que possui a maior lacuna de cobertura. Os entrevistados têm idades entre 25 e 75 anos, estão espalhados por todo o Brasil e, em 75% dos casos, não são possuidores de apólice de vida individual.

A pesquisa evidencia a disseminada falta de informação sobre seguro de vida, fato que exige uma atenção especial das seguradoras no seu plano de marketing. Mais da metade dos não-possuidores de apólice individual consideram o seguro um produto caro (de fato, 40% acham que pagarão mais do que realmente custa uma apólice); 25% deles acham que o seguro de vida é útil para quem tem profissão arriscada ou problemas de saúde e mais de 40% preferem gastar com produtos de investimento. Dentre os que já possuíram uma apólice, 20% a cancelaram devido ao reajuste anual do preço e 27% o fizeram devido ao baixo custo-benefício percebido.

A pesquisa também indicou que os produtos de renovação anual atendem a uma minoria dos potenciais clientes; quase dois terços dos entrevistados preferem produtos de vigência mais longa ou vitalícia. Os consumidores também preferem pagar um preço estável (sem reajustes por idade), ter diferentes opções de prazo de pagamento e coberturas opcionais que possam ser utilizadas em vida (63% dos não-possuidores e 57% dos possuidores querem usufruir dos benefícios em vida, incluindo a possiblidade de resgatar parte das reservas ou prêmios pagos e a garantia de taxa de juros).

O perfil do consumidor identificado como de maior propensão à compra tem como elementos-chave: o nível educacional, sua experiência de vida (como vivência no exterior e o desenvolvimento de sua carreira profissional), a preocupação com a própria saúde e com o nascimento e o futuro dos filhos.

A utilização de canais digitais também é abordada: mais de 60% da amostra afirmou buscar informações na internet antes de comprar produtos financeiros, seguros e previdência. Pessoas com idade entre 25 e 45 anos, demonstram maior disposição de contratar esses serviços de forma online mas, durante o processo de contratação do seguro, esperam poder utilizar distintos canais de comunicação com a seguradora. Dentre as pessoas que, de fato, contrataram online, a maioria o fez após ver um anúncio ou comentário em rede social ou blog.

O estudo é extenso e aborda ainda outros aspectos em profundidade. Aliado à experiência internacional da Munich Re, ele gera subsídios para que seguradoras interessadas em projetos conjuntos de vida individual maximizem resultados e ofereçam à população soluções adequadas por meio dos canais mais eficientes.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar