Maior adesão faz com que sistema de consórcios tenha crescimento de 42,5% em sete anos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  William Parron

Maior adesão faz com que sistema de consórcios tenha crescimento de 42,5% em sete anos

Entre 2009 e 2016, a expansão dos consórcios de automóveis foi de 198,1% e de 10,8% no caso de imóveis. São Paulo é o estado com o maior número de consorciados no Brasil. Mais de 80% dos consorciados estão concentrados em 12 Estados brasileiros

O Sistema de Consórcios registrou um crescimento de 42,5% entre 2009 e 2016 e se mostra cada vez uma opção para viabilizar a compra planejada de bens no Brasil. O levantamento Panorama do Sistema de Consórcio, divulgado hoje pelo Banco Central apresenta uma análise das operações de consórcio em bases comparativas anuais.

O Banco Central apurou que, em dezembro de 2016, havia 165 administradoras de consórcios e 18,5 mil grupos. Ao final de 2016 o sistema de Consórcios alcançou 6,95 milhões de cotas de consorciados ativos.

Como o documento conta com dados desde 2009, é possível verificar os índices que apontam a evolução do segmento. Alguns dos dados apontados indicam que:

• Entre 2009 e 2016, o sistema de consórcios registrou um crescimento de 42,5%;
  • Ao longo do ano de 2016, foram contemplados 1,13 milhão de créditos. Desse total, 47,2% eram créditos referenciados em automóveis, 42,4% em motocicletas e 6,2% de imóveis. Os demais segmentos respondiam por 4,4% das contemplações (50,1 mil créditos), sendo 2,8% referenciados em veículos pesados, 1% em serviços e 0,6% em outros bens duráveis;
  • Do total de créditos contemplados em 2016, 69,8% foram contemplações por lances e 30,2% por sorteio;
  • O segmento de automóveis registrou 3,37 milhões de cotas de consorciados ativos em dezembro de 2016, um aumento de 5% em relação à quantidade registrada em dezembro de 2015;
  • No acumulado dos últimos sete anos, a expansão dos consórcios de automóveis foi de 198,1%. Nesse período, a participação desse ramo no sistema de consórcios passou de 23,2% para 48,5%;
  • O crescimento do segmento de bens imóveis entre 2009 e 2016 foi de 10,8%;
  • Só em 2016, o valor médio dos créditos referenciados em imóveis cresceu 9,6% em relação à 2015, alcançando R$143,1 mil;
  • Cinco Estados (SP, MG, PR, BA e RS) respondem por mais da metade (52%) dos consorciados ativos do sistema de consórcios. São Paulo e Minas Gerais ocupam, o primeiro e segundo lugar em quantidade de consorciados ativos desde 2009;
  • Em 2016, a participação destes estados no total de cotas ativas foi de 22,8% (SP) e 9,3% (MG), seguidos do Paraná (7,3%), Bahia (6,9%), Rio Grande do Sul (6%), Rio de Janeiro (5%), Pará (4,7%), Ceará (4,2%), Maranhão e Mato Grosso (ambos com 3,7%), Goiás (3,5%) e Pernambuco (3,4%).

Crescimento contínuo em 2017

Além dos dados apontados pelo levantamento do Banco Central, a ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios também divulgou o balanço do setor até Julho de 2017. Segundo divulgado pela entidade, no mês de julho houve recorde de comercialização dos sete meses do ano e o sistema alcançou 202,5 mil novas cotas. As adesões acumuladas de janeiro a julho superaram 1,303 milhão unidades com 8,8% de alta sobre as 1,198 milhão contabilizadas no mesmo período do ano passado. A categoria veículos leves foi a que registrou o maior volume de vendas, com 97,5 mil cotas, seguidas de imóveis (27 mil), veículos pesados (5,5 mil) e eletroeletrônicos (1,85 mil).