Brasil,

Saiba quem fiscaliza o Corretor de planos de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  c q c s
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Continua rendendo polêmica a reportagem da Rede Globo, divulgada pelo Cqcs, sobre um homem internado em estado grave que teve seu plano cancelado por ter sido vitima de um golpe.

A matéria explica que a operadora Amil e o segurado foram vítimas de um golpe de saúde aplicado pela empresa Planos Corretora.

Ao comentar o teor da reportagem, um corretor de seguros lamentou o fato de as corretoras de planos de saúde não serem fiscalizadas pela Susep, o que, na opinião dele, deixa os segurados mais suscetíveis a sofrerem um golpe.

O Cqcs foi ouvir, então, a avaliação de um especialista e dos órgãos reguladores.

O primeiro consultado foi o consultor Sérgio Ricardo, segundo o qual a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entende que a responsabilidade pela comercialização é das próprias operadoras, que respondem em casos como o relatado. “Em minha opinião, a ANS poderia avançar e, da mesma forma que faz a Susep, exigir habilitação profissional dos intermediários que comercializam planos de saúde ou mesmo exigir das operadoras que o façam. As próprias operadoras sofrem com as fraudes e o consumidor, leigo, é sempre ludibriado”, frisa o consultor.

Já a Superintendência de Seguros Privados (Susep) esclarece que compete à autarquia a fiscalização dos corretores de seguro-saúde. Mas, ressalta que, em relação aos corretores de planos de saúde, encontra-se em tramitação, na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei 3223/15, que visa a regulamentar a atividade e a profissão de corretor de planos privados de saúde suplementar.

Por sua vez, a ANS assegura que, por meio da fiscalização, garante o cumprimento das normas que regem o setor de planos de saúde. A agência lembra que a legislação não contempla atribuição de supervisão do corretor de plano de saúde. Dessa forma, as ações regulatórias da ANS no que diz respeito à venda de planos de saúde incidem sobre a operadora de planos de saúde, enquanto à Susep cabe a atribuição legal de fiscalizar a atuação dos corretores de seguro saúde.

Para a ANS, a operadora de planos de saúde é responsável em última instância pelo processo de venda, logo, os corretores “são entendidos como prepostos das operadoras”, cabendo a elas as consequências de eventual ação indevida deles. “Denúncias ou suspeitas de fraudes, quando recebidas pela ANS, são encaminhadas à apuração dos órgãos competentes”, frisa a agência.

A ANS acentua ainda que, com o objetivo de auxiliar o consumidor no processo de decisão sobre o produto que melhor pode atendê-lo, editou uma cartilha voltada para disseminar informações sobre os diferentes tipos de planos disponíveis no mercado.

A agência recomenda ainda que o consumidor peça à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano na ANS. De posse dessa informação, no site da agência, na seção “Informações e Avaliações de Operadoras”, é possível conferir esses dados, conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de Qualificação da ANS e a posição dela no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações de seus consumidores.

A ANS reiterou ainda que as normas do setor estão em constante aprimoramento para que as garantias e a proteção ao consumidor sejam sempre preservadas.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar