Brasil,

Osmar Bertacini comemora 55 anos de atuação no ramo de pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Por Revista Cobertura / Por Camila Alcova
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Osmar Bertacini Osmar Bertacini

55 ANOS DE VIDA

Osmar Bertacini celebra atuação dedicada ao ramo de pessoas e relembra acontecimentos marcantes de sua trajetória

Por Camila Alcova

“Na Copa de 70, éramos 90 milhões em ação. Hoje, somos mais de 200 milhões”.

“O seguro de vida é o único seguro em que o sinistro é certo”.

“A lenda viva do mercado de seguros”.

“Para quem não me conhece, sou o Osmar Bertacini”.

Participar dos eventos do mercado de seguros significa ter ouvido uma dessas frases pelo menos uma vez. Seu autor, Osmar Bertacini, é uma figura marcante e alçou uma carreira de destaque no mercado de seguros de pessoas, que, inclusive, completou 55 anos no mês de junho.

A base para a trajetória sólida, como ele frisa, é sua estrutura familiar e as amizades conquistadas no mercado segurador no decorrer de mais de meio século de atuação.

Osmar Bertacini deu os primeiros passos para sua formação em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Após o término do colégio, aos 19 anos, ele decidiu mudar-se para a capital, o que causou reprovação inicial de seus pais, já que ele não conhecia a cidade. Sua única referência era uma tia, que o abrigara anos antes, em seu primeiro ano na cidade de São José do Rio Preto e, naquela época, estava morando em São Paulo, no bairro do Belém.

Dessa maneira, no ano de 1962, ele mudou-se para São Paulo e começou a graduação. Além dos estudos, a mudança foi motivada pela possibilidade de Osmar ter uma carreira como jogador de futebol, já que no interior chegou a fazer parte do time do América de São José do Rio Preto. Na capital paulista, aliás, ele passou por duas peneiras do São Paulo.

Seguro?

Depois de algum tempo hospedado e estudando em São Paulo, o jovem Osmar foi chamado em uma agência de empregos para uma vaga de auxiliar de escritório. Tudo perfeito, exceto por um detalhe que o preocupou, o ramo de atuação, do qual ele não tinha sequer conhecimento de ouvir falar: uma seguradora, a Companhia Internacional de Seguros. “No dia 7 de junho de 1962 foi meu primeiro dia de emprego na vida e na área de seguros”, relembra sobre o emprego no qual ele permaneceria por 22 anos.

Em pouco tempo, ele tomou gosto pela área e traçou como objetivo seguir carreira no mercado de seguros, especificamente quando começou a ter contato com a área de seguro de vida e a pesquisar sobre o assunto.

Com a experiência acumulada, o profissional alçou o cargo de gerente de vida e acidentes pessoais da área, e, posteriormente, superintendente de benefícios em São Paulo, que incluiu um período de trabalho na sede da seguradora, no Rio de Janeiro, para aprimoramento e maior autonomia da área em São Paulo.

O fim da trajetória de Osmar na Internacional ficou marcado por uma homenagem surpresa que reuniu todos os funcionários da empresa em São Paulo no Circolo Italiano, tradicional ponto de encontro dos profissionais de seguros da cidade. Ele recorda, emocionado, que ao entrar no salão, foi recebido pelos companheiros de trabalho ao som da música Amigo, de Roberto e Erasmo. “Aquilo me marcou muito. Esse meu estilo começou na Internacional, buscando fazer amigos, ajudar, me dedicar profissionalmente”, reflete.

Novos voos

Após esse período, surgiu a oportunidade de ser sócio da Libra, função que ele exerceu por sete anos. Nessa mesma época, se formou como corretor de seguros na Escola Nacional de Seguros, onde leciona até hoje.

No ano de 1991, Osmar iniciou sua empreitada como dono de seu próprio negócio, a Humana Seguros Pessoais, como clube de seguros. No decorrer dos anos, a empresa ganhou sucursais no interior de São Paulo, Rio de Janeiro e em Belo Horizonte (Minas Gerais) e incluiu o atendimento ao corretor em auto e ramos elementares, para o qual contou inicialmente com o trabalho conjunto de Adevaldo Calegari, atual mentor do Clube dos Corretores de São Paulo, pela Humana Assessoria.

A Humana completou 26 anos esse ano e se destaca como uma das maiores assessorias do Brasil. Osmar comenta que atualmente são 1,5 mil corretores cadastrados. “A área de automóvel tem bastante representatividade, até mesmo pelo fato de a maior parte dos corretores parceiros da assessoria ser de médio porte e, consequentemente, focada em automóvel”. Entretanto, ele salienta que essa característica tem mudado e os corretores já estão mais atentos às oportunidades de negócios com os seguros de pessoas.

Atuação em entidades

Osmar Bertacini sempre foi participante assíduo de iniciativas das entidades do setor, desde os tempos de Internacional de Seguros, em que atuou como integrante da comissão técnica de seguros de vida do Sindseg-SP.

Ele também é um dos fundadores do Clube Vida em Grupo São Paulo (CVG-SP), do qual, inclusive, já foi presidente, e um dos fundadores da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros de São Paulo (Aconseg-SP), sendo o primeiro presidente da entidade.

Hoje, ele atua novamente como presidente da Associação Paulista dos Técnicos de Seguros (APTS); diretor da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (SBCS); da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP); da Câmara dos Corretores de Seguros de São Paulo (Camaracor-SP); da União dos Corretores de Seguros (UCS) e como 2º secretário do Sincor-SP.

Osmar também é figura conhecida e faz questão de participar dos eventos do setor, que possibilitam maior interação com os profissionais e algo que ele adora: relacionamento com as pessoas. Para se dedicar a isso, ele frisa que o apoio dos colaboradores da Humana é fundamental no dia a dia da empresa.

Ele se orgulha por ser reconhecido em boa parte do mercado de maneira positiva, fato que atribui à sua trajetória profissional no setor e à educação dada por seus pais.

Estrutura familiar

O mercado de seguros também teve participação em um importante acontecimento da vida pessoal de Osmar, pois em uma festa de um colega da Companhia Internacional de Seguros ele conheceu sua esposa, Regina. Casados há 44 anos, eles são pais do Rodrigo e da Soraia, e avós de Luiggi e Gael, de seis e três anos.

Com uma empresa consolidada no mercado de seguros, uma atual preocupação de Osmar é a continuidade de seu legado, até mesmo pelo fato de os filhos, por exemplo, não terem feito carreira no mercado segurador. Soraia é responsável pelo Consulado do Canadá no Brasil, e Rodrigo é comandante de voo.

A linha sucessória é uma decisão difícil, mas necessária e ainda em fase de decisão. Parar de trabalhar não é uma opção para ele. No caso de venda, por exemplo, a condição seria que pudesse continuar trabalhando.

O ritmo de sua rotina, garante ele, já não é baseado em preocupações ou burocracias a serem resolvidas, mas sim, em amizades, relacionamento e participação nos eventos. “Isso me faz bem”.

Ele opina que o sucesso profissional está em função de se fazer o que gosta. “Eu entrei em seguros por acaso, mas a partir do momento que senti gostinho pelo negócio, procurei entrar de corpo, alma e coração. E hoje digo com muito orgulho que faço o que gosto”.

Com 55 anos de profissão, Osmar Bertacini fez escola no mercado segurador e não tem pretensão de parar de trabalhar.

“Enquanto eu tiver saúde, disposição, vou trabalhar, continuar frequentando os eventos e passando para os jovens o que aprendi”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar