Empresas sob pressão: como a busca por eficiência acelera adaptações no curto prazo
Para 2026, os administradores devem estar ainda mais atentos à leitura dos perfis dos consumidores.
O ano de 2026 deve marcar um período decisivo para as empresas brasileiras, exigindo respostas rápidas, eficiência operacional e capacidade de adaptação em um ambiente econômico ainda marcado por incertezas. O mercado indica que a combinação entre gestão de curto prazo, inovação aplicada e leitura estratégica do consumidor será determinante para a competitividade dos negócios.
Segundo Jorge Avancini, presidente do Sindaergs, o foco no curto prazo ganha relevância como estratégia de sobrevivência e crescimento. “Em um contexto de juros elevados, volatilidade econômica e mudanças no comportamento de consumo, as empresas tendem a priorizar decisões mais táticas, com ciclos de planejamento mais curtos e com controle rigoroso de custos”.
A inovação deve estar ainda mais presente nas empresas em 2026, ocupando papel central nas estratégias corporativas. Tendências como o uso intensivo de dados e inteligência artificial, automação de processos, personalização de produtos e serviços e integração entre canais físicos e digitais devem ter impacto direto no faturamento final.
Mais do que adotar novas tecnologias, o desafio estará em utilizá-las de forma prática, conectadas aos objetivos do negócio e à experiência do cliente. O consumidor ainda buscará por conversas e explicações, mas cabe aos empreendedores equilibrar a balança entre autonomia e atendimento personalizado.
Outro ponto que ganha ainda mais importância são temas como sustentabilidade aplicada ao negócio, governança, gestão de riscos e relações mais transparentes com consumidores e parceiros. Ao invés de discursos, o mercado passa a valorizar ainda mais ações concretas, mensuráveis e integradas à estratégia empresarial.
“O cenário de 2026 pede decisões rápidas, mas bem fundamentadas. Os administradores precisam trabalhar com ciclos mais curtos de planejamento, usando dados para orientar escolhas e priorizando eficiência operacional sem perder o foco nas pessoas e no cliente. Tecnologia e inovação são essenciais, mas só geram resultado quando estão integradas à estratégia e à cultura da empresa.”, destaca Avancini.
O SINDAERGS
O Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande Sul representa os Administradores gaúchos. Há 45 anos desempenha um papel crucial na defesa dos interesses e direitos dos profissionais da área de administração, trabalhando para garantir condições de trabalho justas, salários e benefícios adequados para seus filiados.
Além disso, também promove a capacitação e o desenvolvimento profissional, contribuindo para elevar os padrões de excelência na área de administração no estado do Rio Grande do Sul.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário