Brasil,

As várias de uma marca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  - Por Patricia Martins* / Enviado por Leo Cesar
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

- Por Patricia Martins*

Além de confundir o consumidor, a mudança de uma marca ao longo de sua jornada no mercado também gera prejuízos devido à tramitação judicial e comunicação que devem ser transferidas para aquela que está nascendo. Não por acaso, algumas enfrentam a perda de clientes. E não faltam exemplos disso.

Entre estes casos está o da rede de supermercados “Barateiro”. Quando o empresário Abílio Diniz contatou, após pesquisas de mercado, que nenhuma das marcas do “Grupo Pão de Açúcar” atingia as classes C e D, ele resolveu comprá-la. No entanto, também por meio de estudo mercadológicos, percebeu-se que a rede era uma espécie de “afronta” às donas de casa: elas não queriam apenas comprar produtos baratos, mas, principalmente buscavam produtos de qualidade.

Então, foi assim que o “Barateiro” se transformou no “CompreBem”. Com o passar do tempo, e com as oscilações do mercado, esta marca também foi descartada, ressurgindo no fim de 2015 com o novo nome e conceito, “Aliados CompreBem”. A nova estratégia trouxe a proposta de transformar estabelecimentos comerciais já existentes em aliados, fornecendo know-how e descontos nas compras dos lojistas.

Para isso, exigiu apenas a fidelidade do parceiro, ou seja, que ele compre somente do “Grupo Pão de Açúcar” e não de outros fornecedores. Este novo formato de parceria é inovador no mercado varejista brasileiro. Contudo, caso não dê certo, poderá acarretar em prejuízo para ambos os envolvidos.

A título de conhecimento, aconteceu algo parecido com um famoso chocolate da “Nestlé”. Entre 1980 e 1992, o “Lollo” fazia parte da caixa de bombons “Especialidades”. Todavia, por determinação da Nestlé Internacional, ele foi substituído pelo “Milkybar”. Anos depois, acompanhando as discussões nas redes sociais, percebeu-se o desejo nostálgico que seu público tinha pela volta do primeiro. Assim, em 2012, o “Lollo” retornou. Então, ficou uma grande pergunta no ar: e, no meio disso tudo, como ficaria quem gostava do seu substituto?

Neste caso, vale fazer uma ressalva que pode ser aplicada não apenas a este, como também a outros casos. Respeitar o consumidor requer prudência na hora de tomar decisões administrativas. Alguns consumidores podem não entender o vai e vem da marca e acabar optando por não consumir mais o determinado produto.

O estrago gerado pode ser grande e talvez irreversível. Da mesma forma que há um trabalho para consolidar uma marca perante seu público-alvo, também há o mesmo empenho em trabalhar a nova e tão igual, quanto trazer a antiga ao mercado. Mudanças fazem parte de todo e qualquer segmento, mas, é preciso levar em consideração todas as hipóteses para que nem o público nem a empresa sejam prejudicados por determinadas decisões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar