Vendas crescem 7,9% na 1º quinzena de julho e varejo dá sinais de recuperação, diz ACSP
O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que o movimento do varejo paulistano cresceu uma média de 7,9% na primeira quinzena de julho em comparação com o mesmo período de 2016. Essa é a maior alta quinzenal registrada neste ano.
Isoladamente, as vendas a prazo subiram 4,5%, enquanto no meio à vista essa elevação foi maior (11,2%), em função das baixas temperaturas registradas nos primeiros dias do mês, o que estimulou as vendas de vestuário. De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, os resultados positivos são explicados pela base fraca do ano anterior, mas também confirmam a tendência de recuperação do varejo.
“Apesar da crise institucional que abala o País, os dados continuam mostrando recuperação, ainda que insuficiente para cobrir as perdas dos últimos anos ou até mesmo do ano passado. Em resumo, é um resultado positivo, mas que deve ser comemorado com cautela”, comenta Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Além da base fraca, a liberação do FGTS, a queda dos juros e o alongamento dos prazos, o forte recuo da inflação e a recuperação da massa salarial contribuíram para o desempenho positivo do varejo na capital paulista nos 15 dias iniciais de julho.
Resultado das quinzenas em 2017:
Janeiro: -6,6%
Fevereiro: -0,5%
Março: -6,9
Abril: +1,2%
Maio: +1,3%
Junho: +2,4%
Julho: +7,9%
Variação mensal
Em comparação com os 15 primeiros dias de junho, o movimento de vendas do varejo paulistano caiu 10,4% em julho - uma retração sazonal esperada, visto que no mês passado houve a ocorrência do Dia dos Namorados, enquanto que julho é um mês de férias, em que há uma saída expressiva de consumidores da cidade.
“Vale ressaltar que esta quinzena teve um dia útil a mais. E até mesmo por isso essa queda de 10,4% (-3% no a prazo e -17,8% no à vista) foi menor do que a média dos últimos três anos, de -11,9%)”, complementa o presidente da ACSP.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário