Brasil,

Nova legislação reforça segurança jurídica no país

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CRSNSP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Presidente do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados (CRSNSP), Adriana Toledo, participou do XVII Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência, realizado pela Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA) no Rio de Janeiro.

O encontro reuniu autoridades, especialistas, advogados e representantes do setor de Saúde Complementar para discutir os avanços promovidos pela Lei Complementar 213/25, que integra a agenda de modernização regulatória do Ministério da Fazenda.

Adriana Toledo abordou o tema "as novas diretrizes dos processos sancionadores no âmbito do mercado segurador e de saúde complementar" e destacou que a nova legislação LC 213/2025, em vigor desde 16 de janeiro de 2026, representa um passo relevante para o amadurecimento institucional do regime sancionador. “A nova lei atualiza o marco legal e fortalece a segurança jurídica, a governança regulatória e a qualidade das decisões administrativas”, destacou.

A norma aprimora a forma como as sanções são aplicadas, com critérios mais claros e decisões mais previsíveis. Para ela, o Brasil está avançando para um modelo que valoriza a responsabilidade subjetiva, o contraditório, a ampla defesa e a fundamentação técnica, elementos essenciais para um ambiente regulatório mais confiável e sólido”, explicou.

A presidente ressaltou ainda o papel do CRSNSP, órgão colegiado do Ministério da Fazenda, como instância de uniformização de entendimentos e de fortalecimento da previsibilidade regulatória. “O Conselho contribui para um sistema mais equilibrado, que protege o consumidor e, ao mesmo tempo, oferece estabilidade e confiança aos agentes do mercado”, destacou.

Outro ponto destacado foi a necessidade de maior objetividade na aplicação das penalidades, tema que vem sendo debatido em consultas públicas conduzidas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Para a presidente do CRSNSP, a definição de critérios claros de dosimetria - processo que define a medida ou a intensidade de uma penalidade - levando em conta critérios objetivos e proporcionais à infração cometida, qualifica o processo decisório, reduz assimetrias e fortalece a credibilidade do regime sancionador.

O XVII Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor para discutir os avanços promovidos pela Lei Complementar nº 213/2025, que integra a agenda de modernização regulatória do Ministério da Fazenda. Além da presidente do CRSNSP, o evento também contou com a presença da diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla Soares.

Melhorias da LC 213/25

A Lei Complementar 213/25 atualiza as regras do processo administrativo sancionador no mercado de seguros, sem substituir o Decreto-Lei 73/66. Na prática, ela melhora a forma como sanções são aplicadas, com decisões mais técnicas e previsíveis, reforçando a segurança jurídica, a governança do setor e a proteção ao consumidor. A lei faz parte da agenda do Ministério da Fazenda para acompanhar a evolução do mercado segurador brasileiro e fortalecer o ambiente regulatório.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar