Nova ferramenta fortalece o papel técnico do corretor de seguros
Cada vez mais, as mudanças climáticas se tornam parte da rotina de brasileiros. As preferências de consumo, por exemplo, são pautadas no clima e nos impactos causados pelos fenômenos e pela sua frequência. Atualmente, a contratação de seguros, tão importante para a proteção da vida e de bens, é facilitada com uma solução da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) chamada Riscos Climáticos.
Trata-se de uma solução com alcance nacional que acessa bases de dados históricos e utiliza balanço hidrodinâmico para oferecer, por meio de cálculos probabilísticos, um score de risco de inundação por região. Essa ferramenta foi apresentada durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, realizada em novembro, em Belém.
De acordo com Cláudia Prates, diretora de Sustentabilidade da CNseg, a ferramenta auxilia seguradoras e segurados ao permitir que qualquer pessoa insira seu endereço e conheça o risco de inundação da própria residência, o que é fundamental para ampliar a consciência sobre exposição a eventos climáticos, apoiar decisões de prevenção e contribuir para uma avaliação de risco mais precisa no mercado de seguros.
“Se você vai querer botar na sua apólice ‘inundação’, você pode chegar para o seu segurador e falar: olha, meu risco aqui é baixo, quero cobrir inundação. Você consegue começar a ter um mutualismo do seguro e distribuir melhor e dar ferramentas para o setor segurador também saber os riscos climáticos e precificar isso melhor.
Para os corretores, essa ferramenta amplia a capacidade de orientar o cliente de forma mais técnica e transparente, ao apoiar a recomendação de coberturas adequadas ao perfil de risco de cada localidade, fortalecer o argumento consultivo na venda do seguro e contribuir para uma relação mais qualificada entre segurado e seguradora.
Vale lembrar que a solução deve ser expandida nos próximos anos. A expectativa é integrar a ferramenta às opções de onda de calor e seca até 2027. “A gente pretende ter muitos riscos climáticos nessa ferramenta”, destacou a diretora de Sustentabilidade da CNseg.
Boletim Notícias do Seguro
A ferramenta Riscos Climáticos é um dos temas apresentados pela CNseg no Boletim Notícias do Seguro. O programa também examina por que a reestruturação do Seguro Rural passou a ocupar lugar central na agenda do setor em 2026.
Confira: Boletim Notícias do Seguro: ferramenta da CNseg identifica áreas com risco de inundação no Brasil
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário