Brasil,

Marco legal que entra em vigor cita sete vezes o papel do Corretor de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Lei 15.040/24, conhecida como o novo marco legal do contrato de seguro, entra em vigor na próxima 5ª feira (11 de dezembro). O texto faz sete menções ao Corretor de Seguros, incluindo o dispositivo segundo o qual “na contratação do seguro em favor de terceiro, ainda que decorrente de cumprimento de dever, não poderá ser suprimida a escolha da seguradora e do corretor de seguro por parte do estipulante”.

Além disso, segundo o Art. 39, o Corretor de Seguro passa a ser responsável pela efetiva entrega ao destinatário dos documentos e outros dados que lhe forem confiados, no prazo máximo de cinco dias úteis.

Já o Art. 40 estabelece que, pelo exercício de sua atividade, o Corretor de Seguro “fará jus à comissão de corretagem”.

O parágrafo único desse artigo determina que a renovação ou a prorrogação do seguro, quando não automática ou se implicar alteração de conteúdo de cobertura ou financeiro mais favorável aos segurados e aos beneficiários, “poderá ser intermediada por outro Corretor de Seguro, de livre escolha do segurado ou do estipulante”.

Em outro trecho da lei, fica estabelecido que o Corretor de Seguro poderá representar o proponente na formação do contrato, na forma da lei.

E, de acordo com o Art. 55, a seguradora será obrigada a entregar ao contratante, no prazo de até 30 dias, contado da aceitação, documento probatório do contrato, do qual deverão constar, entre outros elementos, o nome, a qualificação e o domicílio do Corretor de Seguro que intermediou a contratação do seguro.

A lei também estabelece, no Art. 126, o prazo de um ano para a prescrição da pretensão dos intervenientes Corretores de Seguro, agentes ou representantes de seguro e estipulantes para a cobrança de suas remunerações.

IMPACTOS

Além dessas citações diretas à figura do Corretor de Seguros, a lei traz outros impactos relevantes para a categoria. Isso inclui os dispositivos que reforçam a necessidade de transparência na relação contratual, o que impacta o dever do Corretor de fornecer todas as informações relevantes ao segurado sobre o contrato, riscos e segurança.

O relatório de regulação e liquidação do sinistro passa a ser considerado um documento comum às partes, o que dá ao Corretor de Seguros, como representante do segurado, acesso direto a essas informações para melhor assistência.

A lei exige a adequação da regulamentação infra legal da Susep, o que pode levar gerar novas circulares e regras que o Corretor de Seguros precisará seguir.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar