Porto é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Igualdade Racial
Certificação destaca empresas com políticas afirmativas e reforça o impacto das iniciativas da Porto para promoção da equidade étnico-racial
A Porto foi reconhecida pela Prefeitura de São Paulo com o Selo de Igualdade Racial, iniciativa que valoriza empresas que adotam políticas afirmativas e promovem a equidade étnico-racial no mercado de trabalho. A certificação reconhece instituições que implementam ações direcionadas à população negra e contam com, ao menos, 20% de pessoas negras contratadas em diferentes níveis hierárquicos.
“Receber o Selo de Igualdade Racial evidencia o compromisso da Porto em promover oportunidades reais e equitativas, além de fortalecer nosso papel como agente de transformação social. Acreditamos que diversidade e inclusão são pilares essenciais para uma companhia que deseja evoluir de forma sustentável e representativa”, afirma Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
O Selo também reconhece o impacto de programas estruturados que a Porto já desenvolve ao longo dos últimos anos, entre eles:
- Afro Horizontes – Jornada de Desenvolvimento para pessoas negras, com oficinas, palestras, workshops e certificações;
- Em Foco | Afro Horizontes – Programa que busca impulsionar o desenvolvimento de pessoas negras na Companhia para cargos de liderança;
- Grupo de Afinidade Étnico-racial do Juntos – Iniciativa que fomenta pertencimento e ambiente seguro para colaboradores negros;
- Conferência Juntos McKinsey – Patrocínio à principal conferência de desenvolvimento de talentos negros do país.
A evolução da agenda étnico-racial da Porto também se reflete em seus indicadores internos. A companhia conta hoje com mais de 4 mil colaboradores negros, atuando em diversas áreas e níveis hierárquicos. Desse total, 25% ocupam posições de liderança, demonstrando o avanço da empresa na construção de estruturas mais equitativas.
Programas de desenvolvimento e equidade
Desde 2021, a Porto avança em sua jornada de diversidade e inclusão por meio do programa Juntos, que impulsiona discussões, mentorias e grupos de afinidade dedicados a gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e gerações. Essas iniciativas reforçam a ambição da empresa de criar um ambiente cada vez mais representativo, humano e alinhado às expectativas da sociedade.
Neste ano, a Porto anunciou e destacou durante a COP 30 sua estratégia de sustentabilidade, denominada Regenera. O movimento estrutura compromissos públicos de longo prazo em quatro pilares estratégicos: Valorização do Capital Humano e Impacto Social; Estratégia Climática e Circularidade; Produtos e Soluções Sustentáveis; e Engajamento da Cadeia de Valor. Entre as metas estabelecidas até 2030, está o investimento de R$ 40 milhões em projetos sociais, culturais e esportivos, além de alcançar 30% de pessoas negras e 50% de mulheres em cargos de liderança – metas que reforçam e ampliam sua agenda de diversidade, equidade e inclusão.
Ainda em novembro, Mês da Consciência Negra, a Porto intensificou suas iniciativas de sensibilização e desenvolvimento, com ações internas. Entre as iniciativas, teve-se uma palestra com a futurista e executiva Grazi Mendes, dentro do Afro Horizontes abordando como a produtividade e a gestão do tempo podem ser ferramentas de empoderamento, fornecendo estratégias práticas que consideram os desafios específicos dessa jornada profissional. Em outra frente, a companhia realizou no Teatro Porto o "Potencias Day", evento que reuniu grandes talentos negros da comunicação, música e publicidade, como Deh Bastos, Barbara Brito, M.M Izidoro, Zé Ricardo, Péricles e Rael. O debate foi focado em impulsionar o universo da publicidade e do entretenimento de forma mais inclusiva e diversa no Brasil.
A agenda contemplou ainda o "Samba de Dandara", um projeto musical de empoderamento que visa exaltar mulheres sambistas, compositoras e intérpretes. A iniciativa foi apresentada internamente, em duas sessões especiais para colaboradores durante o horário de almoço. Além disso, no Teatro Porto teve o espetáculo teatral “E Vocês, Quem São?”, dirigido e estrelado por Samuel de Assis. A peça propõe uma releitura da história brasileira sob a ótica de raça, gênero e classe. Reforçando a conexão com o mercado e a inovação, a Porto também contou com a presença da executiva Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money e especialista em tecnologia, que participou da Semana de Segurança da Informação da empresa.
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com 80 anos de mercado, a companhia possui quatro unidades de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Além de 18 milhões de clientes únicos, 13,8 mil funcionários, 13 mil prestadores e 46,4 mil corretores independentes, a empresa conta ainda com sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay entre outras. Em 2024, a companhia apresentou R$ 37 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,7 bilhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
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