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Black Friday: especialista ensina como evitar golpes nas compras online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Barbara Silva
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Segundo a Abiacom, a Black Friday deve movimentar mais de R$ 13 bilhões no e-commerce brasileiro em 2025

Compras online são um facilitador para o consumidor: podem ser feitas no conforto de casa, no caminho para o trabalho ou em qualquer lugar. E, com esta comodidade aliada aos descontos da Black Friday, que este ano acontece no dia 28 de novembro, o fluxo de compras deve ser ainda maior. Segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom), a data deve movimentar mais de R$13 bilhões no e-commerce brasileiro este ano.

Justamente por conta da alta busca, cibercriminosos aproveitam para aplicar golpes em compras online, o que requer atenção dos consumidores. É o que explica a especialista em Segurança da Informação da IAM Brasil, Nathália Carmo:

“Os cibercriminosos nunca param de agir, mas existem períodos estratégicos como a Black Friday que eles sabem que haverá uma maior movimentação de transações financeiras nas compras online. Sabem, também, que é a época que muitas pessoas aguardam para comprar um item que desejaram o ano todo. Portanto, eles pensam não apenas em criar ferramentas ou malwares para invadir dispositivos e roubar dados e dinheiro, como também em como acessar suas vítimas – em boa parte das vezes, pela Engenharia Social, a manipulação do consumidor para conseguir acesso a sistemas ou obter informações sensíveis sobre ele”, contextualiza Nathália.

As estratégias são várias: sites falsos com endereço eletrônico (URL) e aparência quase idênticos aos originais, e-mails ou mensagens de whatsapp com ofertas de valores muito abaixo do comum, anúncios falsos em redes sociais, entre outras. Ao clicar em um link fraudulento, o usuário pode dar acesso ao criminoso a suas contas bancárias em apps, senhas de cartão de crédito, endereço, documentos, entre outras informações sensíveis que podem causar danos quase irreversíveis à vida financeira e pessoal.

Para prevenir isso, Nathália ressalta a importância de checar a veracidade das plataformas e vendedores online.

“Aconselho sempre a verificar a URL do site, checar erros de ortografia, design de baixa qualidade, além de opções de páginas de contato, como 'fale conosco'. Já no caso de vendedores online em plataformas de venda, é bom verificar as avaliações de outros consumidores e consultar o site do ReclameAqui, ver se há muitas reclamações e se foram resolvidas", diz Nathália.

A especialista aconselha, ainda, a fazer pagamentos via Pix ou cartão de crédito. “O Banco Central tem um mecanismo para estornar o valor em casos de golpe, o que se torna mais difícil no caso de pagamentos via boleto”, afirma.

Por fim, Nathália Carmo aconselha a não se deixar levar por valores que parecem bons demais para ser verdade. “Apesar desta ser a época dos descontos, desconfie quando os valores forem baixos demais para aquele produto e pesquise preços com antecedência, pelo menos 3 meses antes, para confirmar que aquele desconto é justo”, conclui.

Sobre a IAM Brasil

A IAM Brasil é uma empresa referência em Segurança da Informação, com atuação estratégica em Cibersegurança e Gestão de Identidade e Acessos (IAM).

Fundada em 2021, a empresa já conta com uma equipe composta por 48 colaboradores no Brasil e 10 profissionais atuando internacionalmente.

Em constante expansão, a IAM Brasil amplia sua presença em países da América Latina, Europa, Estados Unidos e EMEA, com o objetivo de apoiar organizações de todos os segmentos e portes na proteção de identidades, mitigação de riscos cibernéticos e garantia de conformidade regulatória.


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