Brasil,

Black Friday: fraudes no e-commerce aumentam e comércio precisa reforçar proteção

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  David Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Alta temporada tem riscos para consumidores e varejo; lojas podem usar ferramentas de IA para evitar fraudes e melhorar a experiência com devoluções

Desde o começo da década, a Black Friday se consolidou como uma das maiores datas comerciais do país. Mas o grande número de compras online cria mais oportunidades para criminosos atuarem, com um crescimento também dos casos de golpes e fraudes atingindo ambos os lados do balcão.

Clientes e lojistas precisam se proteger para evitar prejuízos, e podem usar a tecnologia a seu favor. A Signifyd, líder em proteção e prevenção de fraudes para e-commerce por meio de inteligência artificial, oferece soluções capazes de atender as necessidades do varejo e melhorar a jornada de compra dos consumidores.

Bilhões de reais em faturamento sob ameaça

Ano a ano, a Black Friday tem batido recordes em vendas no Brasil, chegando a um faturamento de R$ 9,38 bilhões em 2024, e com expectativa projetada de R$ 13,34 bilhões para 2025, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O Brasil é um dos cinco maiores mercados da Black Friday para a Signifyd, e a empresa registra globalmente um aumento de vendas exponencial nos dias do evento em comparação a um dia normal. Com o aumento das compras rápidas e de calor do momento com as promoções, a Black Friday é uma ótima oportunidade para aumentar o ticket dos clientes regulares e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes que, pelos descontos, estão favoráveis a experienciar novas marcas.

Mas a quantidade de tentativas de fraude também impressiona. O evento da Black Friday ainda nem começou, mas somente do início de outubro até o dia 19 de novembro, a Signifyd já viu globalmente um aumento de 12% no volume de vendas no ano a ano, e já preveniu dezenas de milhões de dólares em fraudes. Esse é só o começo da alta temporada de vendas de final de ano, e a expectativa é que os números nos dias de maior procura da Black Friday serão muito superiores. No ano passado, somente durante a hora de maior pico de vendas do evento, a Signifyd preveniu mais de U$ 4,4 milhões em perdas para fraudes ou abusos, quase um terço do que já foi visto na primeira quinzena deste mês.

Segurança sem comprometer a experiência

“A proteção contra fraudes em um evento como a Black Friday é uma questão de estratégia de negócios: escalar as defesas, sem criar fricção na jornada de compras. Isso garante não apenas minimizar os danos, mas também aumentar os ganhos em um período importante para as vendas online”, diz Gabriel Vecchia, Country Manager Brasil da Signifyd.

O primeiro ponto para garantir uma boa experiência de compra para os consumidores é assegurar que transações legítimas não sejam negadas indevidamente por falsos positivos. A Plataforma de Proteção para E-commerce da Signifyd usa uma combinação de IA, análise de dados de uma Rede de E‑commerces proprietária com milhões de transações diárias globais, e modelos de aprendizado de máquina sofisticados para identificar e prevenir diversos tipos de ameaças.

Momentos de alta demanda também pressionam a operação e exigem um grande volume de decisões por segundo, sem comprometer a precisão ou a disponibilidade do sistema. Uma demora ou falhas na aprovação por aumento de tráfego, ou limitações de processos de revisão manual podem levar ao abandono do carrinho, interrompendo a jornada de compra.

E essa responsabilidade não fica somente com os e-commerces. Bancos frequentemente declinam erroneamente bons compradores por falta de dados, e os vendedores arcam com o custo e perda da venda, que se torna ainda mais grave em um período como a Black Friday. Usando dados transacionais e insights da Rede de E-commerces da Signifyd, somado à flexibilidade de uma implementação em fluxo de pré-autorização, as lojas podem reduzir falsos positivos também para a autorização bancária, criando um efeito em cadeia que aumenta a taxa de aprovação final.

O tempo é outro fator significativo em promoções rápidas e nos eventos de vendas de curto prazo como a Black Friday. “Demoras nas aprovações de compra ferem duplamente os e-commerces: criam um prejuízo real de vendas perdidas e diminuem o valor do tempo de vida do cliente, ou seja, reduzem o ganho total gerado por um consumidor durante todo o relacionamento com a loja devido à frustração de perder uma janela de descontos e ter uma experiência de compra interrompida” completa Gabriel.

A Signifyd realiza testes extensos para garantir que seu sistema mantenha ativo o nível de serviço de análises e decisões em milissegundos mesmo em situações de demanda elevada – em anos anteriores, o sistema era pressionado a aguentar um número de pedidos mais de 2,5 vezes superior às estimativas de demanda para a Black Friday.

Devoluções inteligentes para mais compras

A jornada do cliente, no entanto, não termina no pagamento da compra, e os varejistas precisam estar preparados para lidar também com o pós-venda. Garantir uma experiência fluída para devoluções aumenta as chances de recompra. Se um cliente adquire um produto durante a Black Friday e precisa retorná-lo por qualquer razão, uma demora na análise e no reembolso, além de frustrante, pode fazer com que a pessoa não possa aproveitar novamente o período estendido das promoções, reduzindo o faturamento total que um e-commerce pode alcançar.

As devoluções são importantes para a fidelização do cliente, aumentando o CLV e as recompras. “Em época de alta nas vendas, o aumento esperado das devoluções traz uma necessidade de se proteger contra os abusos sem comprometer a experiência dos clientes fiéis, para alcançar os melhores resultados. Para isso, é preciso usar inteligência de devoluções e personalização das políticas aplicadas. Uma devolução com aprovação e processamento acelerado irá permitir ao cliente voltar à loja rapidamente, e investir novamente em outros produtos”, explica Gabriel.

Para isso, uma nova solução – Devoluções inteligentes – analisa o histórico de comportamento de devoluções do consumidor para prevenir aqueles pedidos fraudulentos ou abusivos, ao mesmo tempo em que permite automatizar e acelerar os reembolsos para bons compradores. Ela inova no mercado de e-commerce e eleva as análises a um novo patamar, unindo informações de todo o ciclo de compra e da Rede de E-commerces em uma única plataforma inteligente para oferecer mais proteção para a loja com menos fricção para os clientes, dando visibilidade para dados como quais itens tem mais retornos, comportamentos arriscados, e onde estão os gargalos operacionais para as devoluções.

Diante do cenário de alto risco e alta recompensa da Black Friday, a adoção de uma estratégia de proteção inteligente deixa de ser um custo operacional para se tornar um diferencial competitivo. Ao garantir a aprovação de vendas legítimas e otimizar a experiência de pós-venda, as soluções da Signifyd permitem que os varejistas brasileiros não apenas se defendam das perdas, mas transformem o maior evento de compras do ano em uma oportunidade real para acelerar o faturamento e fortalecer a confiança de seus consumidores.

Sobre a Signifyd

A Signifyd oferece uma plataforma completa de proteção anti-fraudes para o e-commerce. Com o uso de machine learning e inteligência artificial, analisa dados, rastreia transações fraudulentas e falsos positivos em tempo real e maximiza as taxas de conversão de transações, gerando ganho de receitas, eliminando as perdas financeiras por chargebacks. A empresa atende grandes players no Brasil como Daki, Lenovo, Zee.Dog, B.Blend, entre outros. Além deles, os clientes são companhias listadas na Fortune 1000 e na Internet Top 500. Há mais de 10 anos no mercado, a empresa tem como Co-Founder e CEO, Rajesh Ramanand, ex-executivo da Paypal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar