Brasil,

Disfunções tecnológicas afetam receita de 40% dos negócios globais; IA ganha destaque como solução estratégica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Bosco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

Pesquisa da TeamViewer revela que desafios diários de TI corroem a produtividade, o moral das equipes e a receita das empresas, mas a Inteligência Artificial pode reverter o cenário

- 42% das empresas afirmam ter perdido receita devido a gargalos tecnológicos;
- 48% revelam que a fricção digital atrasou projetos ou operações críticas;
- 42% dos profissionais considerariam a qualidade da experiência digital dos colaboradores antes de aceitar uma proposta de emprego;
- 48% acreditam que a Inteligência Artificial pode ajudar a reduzir essas barreiras e melhorar os fluxos de trabalho.

À medida que as organizações buscam impulsionar a produtividade em um cenário econômico desafiador, uma nova pesquisa da TeamViewer, provedora líder global de soluções para ambientes de trabalho digitais, revela preocupação com a tecnologia disfuncional.

De acordo com o estudo intitulado ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como a Tecnologia Disfuncional Desgasta a Produtividade, o Desempenho e Pessoas’, que reúne insights de 4,2 mil colaboradores e gestores de vários setores da indústria em nove países, a fricção digital vem corroendo silenciosamente o desempenho empresarial e limitando os ganhos de produtividade em diversos setores.

Os impactos financeiros, operacionais e humanos são expressivos e os colaboradores perdem, em média, 1,3 dia por mês devido à fricção digital: falhas cotidianas de TI que impedem a execução eficiente de tarefas. Segundo o estudo da TeamViewer, 80% dos profissionais enfrentam esse tipo de interrupção todos os meses, comprometendo o desempenho e a produtividade.

Os efeitos se estendem para além do simples incômodo: 42% dos entrevistados afirmam que suas empresas têm sofrido perda de receita devido à fricção digital, enquanto 69% dizem que esse fator tem contribuído para o aumento da rotatividade dos funcionários. Além disso, 47% apontam que a frustração com a tecnologia reduz a satisfação no trabalho, e 28% já consideraram pedir demissão por conta disso.

“Devido às inúmeras pressões enfrentadas atualmente pelos líderes empresariais, é compreensível que questões de TI passem despercebidas”, afirma Oliver Steil, CEO da TeamViewer. “Mas quando isso acontece, o impacto financeiro é significativo. A tecnologia está no centro de toda empresa moderna – e se ela não desempenha bem, o custo é imediato, seja em eficiência, satisfação do cliente e em competitividade.”

Lacunas Geracionais e Organizacionais

A pesquisa revela uma divisão acentuada na forma como a fricção digital é percebida entre gerações e níveis hierárquicos. Funcionários da Geração Z perdem, em média, 1,5 dia de trabalho por mês devido a falhas de TI, percentual que representa mais que o dobro dos 0,7 dias perdidos por profissionais da geração Baby Boomer. O estudo conclui ainda que 40% dos jovens da Geração Z já consideraram deixar a empresa por conta de tecnologia inadequada, em comparação com apenas 12% dos Baby Boomers. No aspecto organizacional, 56% dos profissionais que não ocupam cargos de gestão afirmam que problemas de TI impactam significativamente a rotatividade, enquanto apenas 36% dos gestores compartilham dessa visão. Os dados apontam para um descompasso entre a percepção dos líderes sobre o desempenho tecnológico e a experiência real dos colaboradores no dia a dia.

O papel da IA na resolução de disfunções

De forma encorajadora, o estudo aponta um caminho claro para avançar. Quase metade dos entrevistados (48%) acredita que a Inteligência Artificial pode ajudar a reduzir a fricção digital em suas empresas e 50% dos entrevistados estão abertos à ideia de que a IA assuma tarefas rotineiras de TI, como solução de problemas e redefinição de senhas, por exemplo.

Esses insights indicam uma crescente disposição das empresas em adotar a IA como um multiplicador de forças para aumento de produtividade e eficiência, ajudando as equipes a trabalhar de forma mais inteligente e rápida enquanto superam os obstáculos do dia a dia.

“A tecnologia deve capacitar as pessoas, e não limitá-las”, diz Andrew Hewitt, Vice-Presidente de Tecnologia Estratégica da TeamViewer. “Com a produtividade sendo uma prioridade tão grande para as empresas neste momento, há uma oportunidade real de transformar frustrações tecnológicas cotidianas em progresso. Nossos dados mostram que reduzir a fricção digital pode ter um grande impacto tanto em desempenho quanto em motivação. Quando as organizações adotam soluções para o ambiente de trabalho impulsionadas por IA e sistemas de TI mais inteligentes, conseguem eliminar barreiras, devolver tempo valioso às pessoas e criar uma experiência de trabalho mais fluida e gratificante.”

Sobre o relatório da TeamViewer

A pesquisa ‘O Impacto da Fricção Digital: Entendendo como Tecnologias Disfuncionais Desgastam a Produtividade, a Performance e as Pessoas’ foi conduzido pela Sapio Research a pedido da TeamViewer entre agosto e setembro de 2025 em nove mercados: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão, Índia e Austrália. O estudo contou com uma divisão equilibrada entre gestores e colaboradores, abrangendo diferentes setores e portes de empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar