Brasil,

Comunicação entre marcas e consumidores deve alcançar 3,9 bilhões de mensagens na temporada 2025

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Lima
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No Brasil, 81% já conversam com empresas pelo WhatsApp; avanço do RCS cresce mais de 370% e reforça virada do comércio conversacional

A temporada de compras deste ano deve registrar um novo recorde de interações entre marcas e consumidores. A previsão é que o período que engloba datas como a Black Friday e Cyber Monday seja responsável pela troca de 3,9 bilhões de mensagens em todo o mundo, uma alta de 15% em relação a 2024. A estimativa é da Infobip, plataforma global de comunicação em nuvem. O Brasil aparece como um dos motores desse crescimento, impulsionado pela utilização de uma combinação de IA generativa, comércio via celular e canais de mensagens mais sofisticados, que estão redefinindo a jornada de compra no varejo.

O destaque entre os canais de interação com o cliente fica com o RCS, visto como a evolução do SMS, capaz de enviar mensagens com botões, imagens, carrosséis e confirmação de leitura. Segundo o relatório Messaging Trends 2025, da própria Infobip, o Brasil registrou alta de 371% no uso de RCS em 2024. O setor de mídia e entretenimento multiplicou por 14 o uso desse recurso, enquanto o financeiro registrou aumento de 22% e o de telecomunicações, 76%.

WhatsApp domina a comunicação com o cliente no país

Ainda segundo o levantamento da empresa, o WhatsApp segue em uma posição consolidada: 99% dos brasileiros têm a plataforma instalada no smartphone e 81% usam o canal para interagir com marcas. Além disso, 75% preferem ser contactados por empresas via WhatsApp, reforçando o canal como peça-chave para estratégias comerciais, atendimento e ativações personalizadas..

A expectativa de aumento nas interações digitais acompanha o movimento do e-commerce neste ano. Projeções da ABComm e da Gauge/W3haus estimam que a Black Friday deve movimentar entre R$13,3 e R$13,6 bilhões em 2025, o que representa alta estimada entre 14,7% e 16,5% em relação ao ano passado.

“Black Friday e Cyber Monday deixaram de ser eventos de um único dia para se tornarem conversas que duram o mês inteiro. Com a Apple adotando o RCS e as marcas focadas em experiências hiper personalizadas, o comércio conversacional impulsionado por IA está transformando a forma como varejistas e consumidores se conectam”, afirma Ben Lewis, vice-presidente de Marketing & Growth da Infobip.


Sobre a Infobip

A Infobip é uma plataforma global de comunicações em nuvem que permite que empresas criem experiências conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. Por meio de uma única plataforma, suas soluções de engajamento omnichannel, identidade, autenticação de usuários e contact center ajudam empresas e parceiros a reduzir a complexidade das comunicações e a acelerar o crescimento e a fidelização.

Com tecnologia desenvolvida internamente, a Infobip tem capacidade de alcançar mais de sete bilhões de dispositivos móveis e “coisas” em seis continentes, com mais de 9.700 conexões, incluindo 800 conexões diretas com operadoras. Fundada em 2006, a empresa é liderada por seus cofundadores, Silvio Kutić (CEO) e Izabel Jelenić.

Reconhecimentos recentes:
Líder no Gartner Magic Quadrant for CPaaS pelo terceiro ano consecutivo, com a mais alta pontuação em Completeness of Vision (julho de 2025)
Listada entre as Empresas Mais Inovadoras da Europa pela Fortune (Top 75, junho de 2025)
Líder no Omdia CPaaS Universe Report (abril de 2025)
Established Leader no Juniper Research Conversational AI Leaderboard (fev. 2025)
Líder em CPaaS no IDC MarketScape (fev. 2025)
Principal provedora de CPaaS no relatório Metrigy’s CPaaS MetriRank (dez. 2024)
Número 1 entre os Established Leaders no RCS Business Messaging Leaderboard da Juniper Research (nov. 2024)
Líder em Prevenção de Fraudes AIT, segundo a Juniper Research (out. 2024)
Incluída na lista da Fast Company das Empresas Mais Inovadoras do Mundo (março de 2024)


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