COP30: Odontoprev participa de painel sobre proteção dos oceanos
Engajamento social e papel coletivo na preservação dos ecossistemas marinhos serão o foco da conversa
A Odontoprev, líder em planos odontológicos no Brasil, em parceria com a Produtora Brasileira e a ONU Brasil, realizam painel durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). A conversa reunirá especialistas, organizações e empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e será realizada hoje, dia 18 de novembro de 2025, às 18h, na Casa da ONU.
O Painel Mar Brasileiro será um momento para promover um diálogo sobre sustentabilidade, engajamento social e o papel coletivo na preservação dos ecossistemas marinhos. Participam da conversa Renato Alves Costa, CIO, CMO e CSO da Odontoprev, Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP, Katharina Grisotti, oceanógrafa da equipe Vozes do Oceano e Heloísa Schurmann, velejadora e escritora. O papo será mediado por Fábio Cesnik, da Cesnik, Quintino e Salinas Advogados e Pedro Saad, da Produtora Brasileira.
Durante o evento será apresentado o pré-lançamento, em primeira mão, do documentário do projeto 1ª Expedição Ondas Limpas na Estrada, feito em parceria com a Sea Shepherd Brasil e com apoio técnico do Instituto Oceanográfico da USP.
O evento é coproduzido pela Produtora Brasileira, responsável pela produção do filme, e pela ONU Brasil, reforçando o compromisso global com a proteção dos oceanos e com a promoção de ações voltadas à sustentabilidade.
“Para Odontoprev é uma imensa satisfação estar presente na COP30, maior evento anual de clima do mundo, mostrando o projeto Expedição Ondas Limpas na Estrada. Acreditamos que a participação ativa da iniciativa privada é essencial no processo de preservação ambiental. Se cada organização assumir responsabilidades e implementar iniciativas que gerem um legado positivo para o meio ambiente, poderemos promover uma mudança significativa”, afirmou Renato Costa, CIO, CMO e CSO da Odontoprev, que acompanhou de perto a expedição quando ela estava passando pelo litoral nordestino do Brasil, em 2024.
“O apoio da Odontoprev à Expedição Ondas Limpas na Estrada, em parceria com a Sea Shepherd Brasil e a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano do Instituto Oceanográfico da USP, viabilizou um estudo inédito sobre resíduos marinhos ao longo do litoral brasileiro. Agora, o documentário Ondas Limpas leva esse conhecimento, em plena Década dos Oceanos e em um dos temas centrais da COP30, para todo o país, com base científica e linguagem envolvente, contribuindo para a preservação do oceano, que cobre cerca de 70 por cento da superfície terrestre e absorve aproximadamente um terço de todo o gás carbônico emitido”, comenta Pedro Saad, da Produtora Brasileira.
Projeto Expedição Ondas Limpas na Estrada
A primeira expedição científica “Ondas Limpas na Estrada” foi realizada pela Sea Shepherd Brasil, em parceria com a Odontoprev e com apoio técnico do Instituto Oceanográfico da USP. O estudo inédito no Brasil e de grande abrangência no mundo, teve como objetivo estudar o perfil do lixo marinho pela costa brasileira - cobrindo macro lixo, microplásticos e toxicidade da areia - para entender o real impacto dos resíduos e influenciar políticas públicas urgentes de inibição da sua produção.
Em 2023, as organizações iniciaram o projeto. Por mais de um ano, a bordo de um ônibus totalmente adaptado, voluntários da ONG e da empresa rodaram pelo litoral brasileiro, realizando a limpeza de mais de 308 praias em todas as regiões do país, após 8.125km percorridos em 17 estados. Mais 2,3 toneladas de detritos foram retiradas das faixas de areia, além de contribuir para um estudo científico sobre os materiais encontrados e a qualidade do oceano, que teve também a participação da USP. Além disso, no trajeto, os catadores das cooperativas que receberam os resíduos receberam tratamento odontológico gratuito.
Uma das conclusões desta primeira expedição é que todas as praias do Brasil têm presença significativa de micro e macro resíduos plásticos, sendo 91% do material analisado composto por plásticos. Foram 157 mil m² de praias analisadas – equivalente a 22 campos de futebol – e mais de 16 mil fragmentos de microplásticos e 72 mil macrorresíduos identificados.
O estudo completo, com detalhes da expedição, além de fotos e vídeos, pode ser encontrado no site.
Serviço
Painel Mar Brasileiro
Dia: (hoje) 18 de novembro de 2025
Horário: 18h
Local: Casa da ONU. Av. Nossa Senhora de Nazaré, 871 – Bairro Nazaré – Belém/PA
Sobre a Odontoprev
A Odontoprev, empresa de capital aberto desde 2006, é líder em planos odontológicos no Brasil, com mais de nove milhões de beneficiários. A rede de cirurgiões-dentistas da Odontoprev é especializada, com aproximadamente 27 mil credenciados. A Companhia é listada no Novo Mercado da B3, participa da carteira global do Bloomberg GEI 2023, neutraliza a emissão anual de Gases de Efeito Estufa e conta com acionistas de mais de 30 países. Fundada em 1987, a empresa conta com soluções para todos os perfis de clientes, desde grandes corporações, empresas PME e planos individuais, nas marcas Odontoprev, Bradesco Dental, BB Dental e Odonto System, Mogidonto entre outras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário