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Checklist de última hora: 3 áreas do negócio em que a tecnologia pode ajudar na Black Friday

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalita Arifa
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Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projetam que a Black Friday deste ano deve movimentar cerca de R$ 13,34 bilhões em vendas no e-commerce, 14,7% a mais do que em 2024. Esse cenário exige que as companhias estejam prontas para lidar com volume intenso de acessos, transações, riscos e até para analisar informações e dados adquiridos nesta época do ano.

Para apoiar as empresas nesta reta final, especialistas reuniram um checklist prático com setores em que a tecnologia pode ser implementada para aumentar o desempenho, evitar falhas e garantir a segurança no dia mais competitivo do varejo e e-commerce. Confira:

1- De olho no seu fluxo de caixa

De nada adianta ter a melhor planilha ou o software de gestão financeira mais moderno se os dados não são confiáveis. A fonte de quase todas as informações do seu fluxo de caixa vem de documentos: notas fiscais de entrada e saída, boletos, comprovantes de pagamento, conhecimentos de transporte (CTes). “Na Black Friday empresas de diversos setores movimentam um número gigante de notas. Em vez de depender da digitação manual de notas (o que gera erros) ou de esperar o fornecedor enviar o XML (o que gera atrasos), é possível utilizar a tecnologia, como as soluções da Qive, por exemplo, para simplificar o processo, centralizando e organizando automaticamente todos os documentos fiscais emitidos (pela empresa e contra a empresa). Isso faz com que os negócios possam focar na análise do fluxo de caixa e em estratégias para reduzir a inadimplência, em vez de gastar horas conferindo planilhas”, afirma Allana Araújo, Diretora de Tecnologia da Qive, plataforma líder do Contas a Pagar e ex-Arquivei.

2- Detecção de fraudes digitais

A Nethone, solução de detecção de fraudes digitais, cita dicas para empresas e consumidores ficarem atentos na data: pesquisa de preços antes da data, verificar se faz sentido receber conteúdos de uma empresa específica, autenticação multifatorial, compreensão do comportamento do usuário, utilização de cartão virtual e verificação de link de pagamento.


Para e-commerces e marketplaces, ao exigir múltiplos fatores de autenticação, como senha, token e biometria, as empresas podem criar camadas adicionais de segurança, dificultando a vida dos fraudadores. “Compreender o comportamento do usuário também é possível por meio de ferramentas de análise comportamental que utilizam algoritmos avançados para identificar padrões de comportamento, como horários típicos de acesso, locais frequentemente utilizados e até mesmo a maneira como o usuário interage com a interface. Isso permite detectar atividades suspeitas e agir antes que danos ocorram”, analisa Mateusz Chrobok, Head de Inteligência de Fraude da Nethone.

3- Integração logística

Para lidar com o volume de pedidos, a nstech, maior empresa de software para supply chain da América Latina, oferece mais de 100 soluções que ajudam empresas a otimizar suas operações, especialmente durante períodos de alta demanda como a Black Friday. Uma delas é a Frete Rápido, ferramenta que simplifica a gestão de transporte em e-commerces. Rastreamento, multicanalidade, cotações rápidas e auditoria de frete podem ser funcionalidades úteis para a data. Além de consolidação de volume e gerenciamento de tabelas de transporte. Isso facilita o controle das operações, garantindo maior eficiência na entrega dos produtos.

Com a chegada de eventos importantes, como Black Friday, a preparação logística torna-se ainda mais estratégica. “Mais do que entregar pedidos, é preciso entregar experiência. Otimizar processos, atualizar prazos e equilibrar custo e qualidade são essenciais para garantir competitividade em um mercado onde cada detalhe faz a diferença”, detalha Mário Rodrigues, CEO da Frete Rápido.

Sobre a Qive

A Qive, plataforma líder do contas a pagar, integra e automatiza, em um único fluxo conectado ao ERP, a gestão de pagamentos, documentos e fornecedores, oferecendo eficiência, segurança e escalabilidade. Antes Arquivei, foi fundada em 2014 em São Carlos, interior de São Paulo, com a missão de centralizar, organizar e automatizar documentos fiscais. Em 2021, recebeu um aporte de R$ 260 milhões em rodada Série B liderada pela Riverwood Capital. Em 2024, após um rebranding da marca, se tornou Qive e avançou para a área financeira e de pagamentos, com uma solução que garante inteligência analítica para a tomada de decisões e processos seguros, ao eliminar riscos e custos em ambientes complexos. Atualmente, a empresa processa R$ 3 trilhões em notas eletrônicas anualmente e já gerenciou mais de 3,8 bilhões de documentos fiscais nos últimos onze anos. A Qive tem mais de 300 colaboradores no Brasil e atende mais de 210 mil clientes no país, entre eles Faber-Castell, Bayer, Casas Bahia e Kraft Heinz.


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