Brasil,

COP30: o que esperar para o futuro da sustentabilidade global

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Sodré
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*João Pedro Gomes dos Santos

A expectativa para a COP30, que acontece em Belém, é que temas como a economia circular, a transição enérgica e a preservação da Amazônia ganhem cada vez mais força nos debates entre líderes de governo, setor privado e financeiro, cientistas, especialistas, ativistas e sociedade civil, trazendo um papel importante para a América Latina na implementação de soluções sustentáveis. Segundo o relatório da E4CB deste ano, “Brazil Sate of Circularity: Um Raio X da Circularidade no Brasil”, nosso país já demonstra avanços em modelos de circularidade, além do desenvolvimento de cadeias produtivas mais verdes.

O evento, que tem como estimativa um público de aproximadamente 50 mil participantes, também impulsiona a economia global, estimulando os investimentos em infraestrutura e inovação sustentável.

Em primeiro lugar, a discussão girará, principalmente, em torno da mobilização de recursos econômicos para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Os países deverão revisar suas metas nacionais visando o cumprimento dos objetivos individuais, bem como alinhar os compromissos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, de forma a garantir o tratamento em conjunto e eficaz da crise climática, objetivando a redução da lacuna entre o que foi prometido com o que será realizado.

Além disso, a adaptação às mudanças climáticas será essencial para a discussão, em especial as regiões vulneráveis como a Amazônia. Isso inclui fortalecer sistemas de saúde, além do manejo de água, saneamento e as infraestruturas para lidar com eventos externos.

O financiamento climático e as tecnologias de baixo carbono também estão à frente do debate. O acesso a recursos, principalmente em países mais vulneráveis, é um pilar de discussão importante, assim como a adoção de energias renováveis, a bioeconomia e as soluções tecnológicas limpas.

Pela primeira vez, o reaproveitamento de materiais e a logística reversa serão incorporados formalmente a uma Conferência das Partes (COP). Para a Reciclus, Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação, trazer à tona esse discurso será uma porta para que o nosso trabalho, assim como o de outras entidades gestoras, tenha mais visibilidade e, consequentemente, maior conscientização da população. Para seguir nessa crescente, continuamos ampliando nossos resultados. Atualmente, somamos mais de 51 milhões de lâmpadas fluorescentes coletadas e destinadas corretamente, entre os quase quatro mil pontos de entrega disseminados pelo Brasil. Além disso, continuamos expandindo as ações de Educação Ambiental com o Programa Reciclus Educa.

É necessário ter em mente que a COP30 representa uma oportunidade de transformar o discurso em ação, fazendo a conexão dos compromissos globais com a realidade de cada local. Debater sobre logística reversa e circularidade transforma ideias em medidas concretas. Para o nosso país, é o momento de assumir um papel protagonista nessa história.

*João Pedro Gomes dos Santos é Engenheiro Ambiental da Reciclus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar