Pré-Black Friday aquece o e-commerce e impulsiona vendas online, aponta levantamento da Linx
Estudo mostra avanço de 12% nos marketplaces e aponta novas plataformas e vendas digitais como tendência
A Black Friday deixou de ser uma data específica e passou a movimentar o varejo durante todo o mês de novembro. Segundo levantamento da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, as vendas em marketplaces cresceram 12% na primeira semana do mês, em relação ao mesmo período de 2024. O dado confirma a antecipação das promoções e o novo comportamento do consumidor, que começa a comprar logo nos primeiros dias do mês.
Outro destaque deste ano é o avanço do social commerce. Entre maio e outubro de 2025, as vendas por novas plataformas de vendas digitais cresceram 590%, tornando esse formato um dos principais canais de conversão da temporada. Segundo Daniel Mendez, diretor-executivo de E-commerce da Linx, “os grandes canais digitais vêm se preparando há meses para a Black Friday, oferecendo benefícios tanto para os vendedores, com comissões menores e maior visibilidade, quanto para os consumidores, que encontram frete grátis e descontos atrativos.
O movimento de digitalização também avança entre os pequenos e médios varejistas. De acordo com o levantamento da Linx, 9,9% das lojas físicas passaram a vender online em 2025, e as vendas digitais desse segmento cresceram 7,3% entre janeiro e outubro, frente ao mesmo período de 2024. Para Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, a Black Friday é o momento dos pequenos e médios varejistas testarem novos canais, como marketplaces, social commerce e diferentes tipos de campanhas promocionais. “O varejo físico vem se tornando mais estratégico. O uso de ferramentas de incentivo, como cashback e programas de fidelidade, cresce a cada ano”, afirma.
Os dados da Linx também apontam que 32,9% das vendas do varejo nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2025 foram realizadas por meio de promoções, ante 25,6% no mesmo período de 2024. Além disso, 33% mais lojistas passaram a adotar soluções de fidelização neste ano e 11% já possuem programas ativos, embora apenas 6% os utilizem de forma totalmente integrada ao sistema principal da loja.
Para Cláudio Alves, diretor de Enterprise da Linx, a tendência é que a Inteligência Artificial amplie o uso e a efetividade dessas ações. “A IA vai transformar a percepção do consumidor sobre cashback, tornando-o personalizado de acordo com os desejos de compra de cada cliente. Essa é uma tendência para este ano, mas será uma das grandes forças do varejo em 2026”, explica.
Nas grandes redes, o foco está na previsão de demanda e integração de canais. “A Black Friday deixou de ser um momento de queima de estoque e se tornou um período estratégico de planejamento. A IA vem sendo usada para prever demanda por canal e apoiar decisões de abastecimento”, destaca Alves. Segundo ele, o investimento em centros de distribuição mais tecnológicos e o avanço da prateleira infinita, que registrou aumento de 48% nas vendas em outubro, reforçam essa tendência.
Para Alves, o sucesso da temporada depende de uma operação verdadeiramente omnichannel. “A jornada do consumidor não começa e termina no mesmo canal. Ele pesquisa no celular, visita a loja e finaliza a compra online. O varejista precisa garantir uma experiência fluida entre o físico e o digital para capturar todo o potencial da Black Friday”, conclui.
Sobre a Linx
A Linx é uma empresa especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos, e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina. A companhia é reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das mais inovadoras no setor de tecnologia da informação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário