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Vendas de fim de ano: 5 dicas infalíveis para aumentar seus resultados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Cardoso de Souza
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Vendas de fim de ano: 5 dicas infalíveis para aumentar seus resultados

Fernando Cabral, diretor de Growth da Adjust na América Latina

Com a temporada de festas de fim de ano de 2025 chegando, os profissionais de marketing enfrentam algumas oportunidades e desafios. E, para ter sucesso, as marcas devem se concentrar no planejamento estratégico antecipado, na integração completa de IA em todo o funil de marketing e na otimização omnichannel, priorizando a retenção de usuários a longo prazo.

1- Planeje com antecedência

Os dois últimos meses do ano, marcados por grandes eventos de vendas como a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal, oferecem oportunidades concentradas em um curto período.

Apenas durante a Black Friday de 2025, o varejo digital no Brasil tem a perspectiva de gerar R$13,34 bilhões em receita, um aumento de 14,74% em relação ao ano anterior. A estimativa da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom), aponta para um total de 16,5 milhões de transações, contra 15,75 milhões em 2024.

No entanto, as campanhas mais eficazes são iniciadas bem antes desses momentos de pico. Os profissionais de marketing devem utilizar os dados de desempenho do ano anterior para identificar seu público-alvo e desenvolver abordagens criativas em suas campanhas.

2- Aproveite a IA em todo o funil de marketing

A IA evoluiu para um componente essencial para gerar resultados em todas as etapas do funil de marketing, desde a segmentação do público até a previsão da taxa de churn e a flexibilidade para a alocação do orçamento.

A personalização impulsionada por IA agora permite que os profissionais de marketing ajustem recomendações e mensagens em tempo real com base no comportamento do usuário. Esse recurso é essencial para converter o aumento do tráfego de fim de ano em clientes fiéis e manter o engajamento no ano novo.

Além disso, modelos preditivos baseados em IA facilitam uma gestão orçamentária mais precisa, prevendo a demanda do canal e realocando recursos em resposta a mudanças nos indicadores de desempenho.

3- Otimize as jornadas do usuário omnicanal

Os consumidores modernos interagem em diversas plataformas, por exemplo, iniciando sua jornada nas redes sociais, usando a pesquisa por voz para comparação de preços e concluindo compras no aplicativo ou no computador. Unificar essas interações requer integração perfeita entre os canais.

A implementação de ferramentas que possam tornar essa jornada mais fácil, como as integrações por meio de QR Code, pode impulsionar efetivamente as instalações de aplicativos de diversas fontes, minimizando o atrito para o usuário.

4- Priorize a retenção para sustentar o crescimento

Os esforços de marketing para o período de compras de fim de ano devem ir além da aquisição, concentrando-se também na retenção de usuários a longo prazo. No Brasil, no primeiro semestre de 2025, houve um aumento de 48% nas instalações de aplicativos de compras e um crescimento de 38% nas sessões (período de interação de um usuário com um aplicativo), em comparação com o ano anterior.

Os dados do The Shopping App Insights Report: 2025 Edition da Adjust revelam que, inclusive, os aplicativos de compras foram responsáveis por mais de três quartos de todas as instalações globais de e-commerce entre 2024 e o primeiro semestre de 2025. Dessa maneira, estratégias de retenção, incluindo reatribuição, iniciativas de fidelidade e reengajamento personalizado, são essenciais para manter o crescimento já conquistado.

5- Alcance sucesso a longo prazo por meio de agilidade e precisão

Nas grandes datas do varejo, o sucesso depende da preparação proativa, marketing personalizado e rápida adaptabilidade. Marcas que investem em IA, retenção de clientes há conquistados e jornadas holísticas do usuário estarão melhor posicionadas para alcançar um crescimento sustentável. Em meio à crescente concorrência e complexidade, a agilidade organizacional será uma vantagem decisiva.

Sobre a Adjust

A Adjust, empresa da AppLovin (NASDAQ: APP), é a plataforma de analytics utilizada por profissionais de marketing em todo o mundo para mensurar e crescer seus aplicativos em diferentes meios: dispositivos móveis, CTV e muito mais. A Adjust trabalha com empresas em todas as etapas de sua jornada mobile, desde marcas digitais até empresas tradicionais que estão lançando seu primeiro app. As poderosas soluções de medição e análise com tecnologia de IA da Adjust fornecem visibilidade e insights, enquanto soluções de deep linking e engajamento ajudam a impulsionar o ROI.


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