Cinco dicas para preparar a portaria do condomínio para o alto volume de entregas na Black Friday
- Data deve movimentar R$ 13,3 bilhões no comércio eletrônico, aumento de 14,74% em relação ao ano anterior, segundo a ABComm
- Especialista do Grupo Superlógica preparou dicas simples e eficientes para ajudar a portaria e os moradores no recebimento das encomendas
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros – o período deve movimentar R$13,3 bilhões apenas no comércio eletrônico este ano, um aumento de 14,74% em relação a 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Com o alto volume de compras, muitos condomínios se preocupam com o crescimento expressivo de encomendas que chegam às portarias e como devem se preparar para manter uma gestão organizada, ágil e segura nesta época do ano.
Para André Baldini, Diretor de Negócios para Moradia do Grupo Superlógica, líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no Brasil, “algumas medidas podem facilitar o trabalho de síndicos e porteiros no recebimento, controle e repasse das encomendas neste período, ajudando a evitar problemas como extravios, trocas de pacotes ou atrasos na entrega aos moradores.”
Ele ressalta cinco recomendações para organizar a portaria:
- Tecnologia: utilize aplicativos e sistemas que permitem o acesso dos moradores a tudo o que precisam em um único lugar, incluindo todos os passos do recebimento e entrega de produtos pela portaria. Esse tipo de solução reduz filas, aumenta a segurança e elimina processos burocráticos para todos.
- Espaço otimizado: organize áreas específicas e sinalizadas para armazenamento temporário, usando prateleiras numeradas ou cômodos dedicados para evitar acúmulo.
- Horários preferenciais: defina e comunique horários específicos para que os moradores possam retirar suas encomendas, concentrando entregas em períodos de menor movimento.
- Treinamento da equipe: capacite porteiros para lidar com o volume de entregas, incluindo o recebimento, registro, armazenamento, notificação, retirada e reclamações.
- Conscientização dos moradores: oriente sobre a importância da retirada rápida das encomendas, comunicando prazos e consequências para evitar acúmulo e garantir a segurança.
Para Baldini, a tecnologia pode ser uma aliada durante este processo. “Na Black Friday, o uso de sistemas de automação pode ser muito útil para os porteiros e colaboradores dos condomínios realizarem entregas rápidas, terem maior organização entre os apartamentos e focarem em tarefas mais estratégicas”, aponta o especialista. “Mesmo após a Black Friday, é preciso que todas as etapas da gestão condominial continuem fluindo normalmente.”
Sobre o Grupo Superlógica
Líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário, a Superlógica detém 50% do mercado endereçável no segmento condominial no país e oferece um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A empresa realizou 8 aquisições nos últimos anos e já recebeu 450 milhões de reais em aportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi liderado pelo fundo norte-americano de private equity Warburg Pincus.
Em 2024, a empresa anunciou uma inédita parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, para transformar o setor de moradia no Brasil, ampliando a aplicação da inteligência artificial no mercado condominial e imobiliário no país. A Superlógica possui mais de mil funcionários e transacionou mais de 35 bilhões de reais em 2023.
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