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10 dicas para evitar fraudes na Black Friday e garantir compras online seguras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Sabatini
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FICO, empresa global de tecnologia e prevenção à fraude, orienta consumidores sobre como evitar golpes durante o período de maior volume de transações do ano

Com a aproximação da Black Friday, cresce o número de ofertas, compras online e também as tentativas de fraude. De acordo com a FICO, líder global em software analítico e prevenção a fraudes, o período é um dos mais críticos do ano para o comércio eletrônico e para o sistema financeiro, já que o aumento do volume de transações costuma ser acompanhado por uma alta expressiva nas tentativas de golpes digitais.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o prejuízo com golpes financeiros no país chegou a R$ 10,1 bilhões em 2024, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. No e-commerce, o cenário não é diferente - entre a quinta-feira e o domingo de Black Friday de 2024, foram registradas cerca de 28,5 mil tentativas de fraude, com valor potencial de R$ 45 milhões.

“Os criminosos aproveitam o aumento do movimento e o senso de urgência criado pelas promoções para aplicar golpes. Por isso, é fundamental que o consumidor adote medidas simples de proteção e desconfie de ofertas que parecem boas demais. A atenção redobrada, aliada à tecnologia, é essencial para garantir uma experiência de compra realmente segura”, explica Rafael Garcia, Partner Success Advisor da FICO.

Pensando nisso, a FICO reuniu 10 dicas práticas para se proteger e aproveitar as promoções da Black Friday com segurança:

- Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado. Golpistas exploram o apelo emocional e o senso de urgência.
- Compre apenas em sites oficiais. Digite o endereço diretamente no navegador em vez de clicar em links recebidos por e-mail, WhatsApp ou redes sociais.
- Evite redes públicas de Wi-Fi. Conectar-se a redes abertas pode expor seus dados pessoais e bancários.
- Ative notificações de transações. Configure alertas por SMS ou aplicativos para identificar movimentações suspeitas em tempo real.
- Desconfie de mensagens inesperadas e links suspeitos. Golpistas imitam o visual de bancos e varejistas para roubar credenciais.
- Utilize cartões virtuais para compras online. Eles reduzem o risco de clonagem e uso indevido.
- Mantenha seus dispositivos e aplicativos atualizados. Atualizações incluem correções de segurança importantes.
- Verifique o destinatário antes de transferir via Pix. Pode parecer simples, mas na correria para não perder a promoção podemos deixar passar algo suspeito.
- Habilite a autenticação em dois fatores. Um segundo passo de verificação dificulta o acesso de fraudadores às suas contas.
- Use a tecnologia a seu favor. Instituições financeiras utilizam soluções baseadas em inteligência artificial que detectam padrões anormais e bloqueiam transações suspeitas em milissegundos.

Rafael ressalta que a prevenção à fraude está evoluindo de sistemas reativos isolados para ecossistemas inteligentes, colaborativos e em tempo real, onde a diversificação dos vetores de ataque exige plataformas capazes de processar e correlacionar dados de múltiplas fontes instantaneamente. Neste cenário, velocidade, inteligência artificial e compartilhamento de conhecimento tornaram-se fundamentais para proteger tanto instituições quanto clientes.

"As soluções da FICO estão por trás de bilhões de transações globais, ajudando bancos e empresas a combater fraudes antes mesmo que elas ocorram", complementa. A plataforma unificada da FICO processa transações em milissegundos, integrando IA generativa para análise automática de casos, compartilhamento de inteligência entre instituições e orquestração dinâmica de workflows - capacidades que permitem às organizações não apenas detectar fraudes em tempo real, mas antecipar padrões emergentes e adaptar suas defesas continuamente, criando um escudo inteligente e evolutivo.

O sucesso de uma Black Friday segura depende de uma combinação essencial: a atenção constante do consumidor e o uso de tecnologia avançada pelas instituições. Ao adotar medidas proativas — como verificar cuidadosamente os links, utilizar cartões virtuais e desconfiar de ofertas exageradas — o cliente assume o protagonismo na transformação da Black Friday de um risco potencial em uma oportunidade segura e vantajosa para todos.

Sobre a FICO

A FICO (NYSE: FICO) capacita decisões que ajudam pessoas e empresas ao redor do mundo a prosperarem. Fundada em 1956, a empresa é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar decisões operacionais. A FICO detém mais de 200 patentes nos Estados Unidos e em outros países para tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e crescimento de negócios nos setores de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, saúde, varejo e muitos outros. Com as soluções da FICO, empresas em mais de 80 países fazem desde a proteção de quatro bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, até a melhoria da inclusão financeira e o aumento da resiliência da cadeia de suprimentos. O FICO® Score, utilizado por 90% dos maiores credores dos EUA, é a medida padrão de risco de crédito ao consumidor nos Estados Unidos e foi disponibilizado em mais de 40 outros países, melhorando a gestão de riscos, o acesso ao crédito e a transparência.

FICO é uma marca registrada da Fair Isaac Corporation nos EUA e em outros países.

FICO e Falcon são marcas registradas da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e em outros países.


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