5 estratégias de tecnologia para melhorar a experiência do cliente no varejo em grandes datas
Com foco em alta disponibilidade de serviços, resiliência e inovação, Ascenty destaca práticas que ajudam empresas a garantir desempenho e satisfação em picos de consumo
Já estamos caminhando para a reta final de 2025 e, neste período, o varejo se prepara para uma das épocas mais intensas do calendário, marcado por grandes datas como Black Friday, Cyber Monday e Natal. A expectativa é de que o e-commerce movimente mais de R$13 bilhões, segundo a ABComm Forecast, impulsionado por estratégias que combinam automação e CRM para personalizar ofertas, recuperar carrinhos abandonados e otimizar o atendimento. Nesse cenário, manter a resiliência nas operações é fundamental para que a experiência de atendimento seja fluida e sem interrupções em momento de alta demanda para processamento de dados.
Alta disponibilidade
A tecnologia se tornou um pilar estratégico para fortalecer o relacionamento entre marcas e consumidores. A combinação entre disponibilidade dos serviços e agilidade no atendimento garante que cada interação aconteça sem interrupções, elevando o nível de satisfação. Esse resultado reflete não apenas a eficiência dos sistemas, mas também o compromisso das empresas em promover uma jornada de compra contínua e positiva, mesmo nos momentos de maior demanda.
SLA próximo ao 100%
Nas operações do varejo ainda há desafios que podem refletir em prejuízos para o negócio, já que o abandono de carrinho pode ocorrer em casos de lentidão na resposta ou indisponibilidade de um serviço.
Segundo João Walter, diretor de produtos, soluções e estratégia de edge da Ascenty, manter essa disponibilidade depende de decisões estratégicas tomadas muito antes de qualquer incidente. “As empresas precisam escolher parceiros que ofereçam uma estrutura de conectividade verdadeiramente independente e um plano de continuidade de negócios compatível com o seu. Cada segundo de inatividade representa perda de receita e de confiança do cliente, e a prevenção disso começa com um ecossistema tecnológico resiliente e preparado para responder rapidamente a qualquer falha”, explica.
Um ambiente com SLA próximo ao 100% para disponibilidade de infraestrutura garante que todos os sistemas permaneçam ativos e operando, mesmo sob alta demanda. Isso evita indisponibilidades em sites, aplicativos e canais de atendimento, protegendo não só as vendas, mas também a imagem da marca.
Escalabilidade sob demanda
Picos de acesso podem acontecer a qualquer momento, e ter uma infraestrutura escalável é o que diferencia uma operação preparada de uma sobrecarregada. Quando se fala em uso de nuvem e data centers, a escalabilidade sob demanda permite aumentar ou reduzir recursos conforme o volume de tráfego, mantendo o desempenho ideal e garantindo disponibilidade dos serviços, para que o cliente tenha sempre uma navegação rápida e estável, independentemente do horário ou do número de acessos simultâneos.
Monitoramento 24/7
Monitorar toda a operação em tempo real é fundamental para antecipar falhas e agir antes que elas afetem o consumidor. Cada segundo que um sistema fica fora do ar, por qualquer motivo que seja, pode ocasionar prejuízos enormes nas grandes datas do varejo. O monitoramento 24h permite detectar riscos de indisponibilidade, além de oferecer suporte proativo às equipes de TI. Essa visibilidade contínua dá segurança às operações e contribui para uma experiência de compra mais confiável.
Escolha do parceiro
Na hora de escolher o parceiro que irá fornecer as tecnologias que podem apoiar as empresas varejistas, é preciso avaliar todos estes aspectos. Tecnologia e experiência caminham juntas quando há análise inteligente de dados, explica Vinicius Minetto, Diretor de vendas da Ascenty.
“Ao contratar o fornecedor, olhe para indicadores como o NPS, que ajudam a entender como o cliente percebe o atendimento e a qualidade do serviço. Cruzar essas informações com métricas de desempenho técnico cria um ciclo virtuoso: o aprendizado obtido em cada operação volta em forma de melhorias, fortalecendo o relacionamento com o consumidor e elevando o nível de excelência da marca”, finaliza Minetto.
Sobre a Ascenty
A Ascenty, uma empresa Digital Realty e Brookfield, é a maior provedora de serviços de data centers e conectividade da América Latina, atualmente com 38 data centers em operação e/ou construção no Brasil, Chile, México e Colômbia, interconectados por 4.000 km de rede de fibra óptica proprietária. A companhia atua na construção e operação de data centers de classe mundial, atendendo aos maiores provedores de serviços de nuvem e tecnologia do mundo e também clientes dos segmentos financeiro, varejo, indústria, saúde e integradoras de serviços. Para apoiar sua expansão, a Ascenty conta com os seus acionistas – a Brookfield Infrastructure Partners, uma empresa canadense de gestão de ativos, e a Digital Realty, maior empresa de data centers do mundo. Em 2024, a Ascenty passa a oferecer o ServiceFabric®, plataforma de orquestração da Digital Realty, para apoiar a orquestração entre aplicações, cargas de trabalho de inteligência artificial e alto desempenho, nuvens e mais de 500 data centers pelo mundo. Para saber mais sobre a Ascenty, acesse o site.
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