Brasil,

Casos de incêndios industriais crescem 12,6% até agosto, aponta levantamento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Sá
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Monitoramento diário de ocorrências de incêndios no País, realizado pelo Instituto Sprinkler Brasil, contabiliza 143 reportagens

Cresceu o volume de notícias relacionadas a incêndios estruturais nas indústrias até agosto. É o que revela levantamento do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios no Brasil, o Instituto conseguiu capturar 143 ocorrências de incêndios estruturais nas indústrias nos oito primeiros meses deste ano ante o mesmo período anterior, representando alta de 12,6%, quando foram registradas 127 notícias.

Os números também apresentaram uma ligeira queda em relação a 2023 (111 ocorrências) e leve alta em relação a 2022 (140 reportagens). “O crescimento dos incêndios em ambientes industriais é um alerta grave para a segurança ocupacional e a preservação ambiental. Diversas instalações operam sob condições de risco elevado, com presença de substâncias inflamáveis, falhas na manutenção de equipamentos, ausência de protocolos eficazes e treinamento insuficiente dos colaboradores. Esses fatores, somados à negligência de gestores que tratam a prevenção contra incêndios como mera formalidade legal, resultam em tragédias evitáveis e perdas financeiras expressivas. É urgente que a cultura de segurança seja incorporada como valor essencial, e não como obrigação burocrática", relata Marcelo Lima, consultor do ISB.

As ocorrências contabilizadas são chamadas de “incêndios estruturais”, ou seja, aquelas que poderiam ter sido contornadas com a instalação de sprinklers e ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus, entre outros. O ISB não inclui nas estatísticas os incêndios residenciais, que apesar de também serem incêndios estruturais, não são objeto de acompanhamento porque a legislação de segurança contra incêndio não se aplica a residências unifamiliares, onde acontece o maior número de ocorrências.

A legislação de prevenção e combate a incêndios é estadual e está atualizada. A de São Paulo é uma das mais avançadas do País e serve de modelo para grande parte do Brasil. "A questão está em aplicá-la corretamente", explica Marcelo Lima.

“Embora a legislação brasileira exija a instalação de sistemas de proteção contra incêndios, ainda há uma lacuna preocupante quanto à definição de padrões mínimos de desempenho e confiabilidade desses equipamentos. Com exceção dos extintores, que possuem exigência de certificação, muitos dispositivos são instalados apenas para cumprir formalidades legais, sem garantia de que funcionarão corretamente em situações críticas. O problema é que essa fragilidade só se revela quando é tarde demais — durante um incêndio real, quando vidas e patrimônios estão em risco. Além disso, a ausência de estatísticas oficiais sobre ocorrências de incêndios no país dificulta a elaboração de políticas públicas eficazes e a conscientização da sociedade. Sem dados concretos, é impossível dimensionar o problema ou propor soluções assertivas. É fundamental que os Corpos de Bombeiros Militares de todos os estados passem a divulgar essas informações de forma transparente e sistemática, permitindo que o setor avance com base em evidências reais e não apenas em estimativas", conclui.

Sobre o ISB (Instituto Sprinkler Brasil)

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar