MAG se destaca em evento sobre o futuro da Previdência Privada
Palestras sobre longevidade trouxeram abordagens sobre o rumo do sistema previdenciário
O Grupo MAG, especializado em vida e previdência e com 190 anos de atuação ininterrupta no país, foi um dos destaques no 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), que aconteceu entre 22 e 24 de outubro de 2025, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No estande da companhia, especialistas estiveram presentes para tirar dúvidas, apresentar o portfólio de produtos e criar novas conexões. Um dos destaques do evento foi a presença de Gleisson Rubin, diretor de Previdência do Grupo MAG e diretor do Instituto de Longevidade MAG, que palestrou em duas oportunidades.
O primeiro painel, apresentado no dia 22, teve como tema "Longevidade Digna e Segura". Ao longo da apresentação, Gleisson abordou tópicos como o aumento da expectativa de vida, os desafios e a necessidade de aprimoramento da gestão previdenciária, cultura geracional, comparativo da taxa de natalidade do Brasil frente a outras nações, saúde e propósito, a importância da previdência complementar para famílias de todas as classes sociais, sobretudo na criação de ecossistemas de cuidado e inclusão, entre outros.
Em um momento da palestra, Gleisson mostrou ao público dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um deles com projeção da estimativa de vida da população brasileira nas próximas décadas: em 2020 o país contava com 20 milhões de pessoas na faixa entre 65 anos ou mais, e, para 2060, a estimativa é que esse público seja de 58,4 milhões, o que deve impactar o sistema previdenciário.
"Temos que olhar a longevidade como tema que diz respeito a todos nós. É um assunto de interesse aos indivíduos, famílias, empresas e ao país. Olhando para frente, precisamos pensar em uma nação que vai deixar de ser jovem em um curto espaço de tempo, portanto, é preciso desmistificar diversas questões relacionadas à longevidade aos jovens de hoje. A Previdência deveria ser assunto tratado nos bancos das escolas", disse o executivo.
Já no dia 23, Gleisson Rubin participou do painel "Ciência da Longevidade: Implicações para a Sociedade e para os Fundos de Pensão Desta Nova Fronteira do Conhecimento". A apresentação teve como foco as profundas transformações que a ciência da longevidade está promovendo, tornando mais provável que as pessoas alcancem os 100 anos com saúde física e cognitiva. Entre os tópicos abordados, destaque para a discussão das consequências dessa projeção de cenário para os fundos de pensão e para a sociedade como um todo, passando pelas implicações da longevidade para o planejamento financeiro e social.
Segundo ele, o sistema previdenciário funcionou bem até o final dos anos 90, quando a expectativa de sobrevida a partir dos 60 anos se manteve relativamente estável, em torno de 15 anos. No entanto, as projeções para as próximas décadas são de avanço na longevidade. "Há uma estimativa de crescimento na sobrevida humana que está relacionada à melhoria de condições de atenção primária à saúde, nutrição e aos avanços da ciência. Hoje, quem chega aos 60 anos tem em torno de 22 anos a mais de expectativa de sobrevida", comentou. O aumento da estimativa de vida atrelado ao múltiplo de contribuintes por beneficiários é um fator preocupante, uma vez que ao longo das décadas a contribuição vem encolhendo. "Nos anos 90 eram 8 contribuintes para 1 beneficiário, hoje é de 1,7 para 1. Em 2060, o Brasil terá mais aposentados que trabalhadores contribuintes", complementou.
Para ajudar na equação, Gleisson Rubin apontou a Previdência Complementar e a educação como caminhos a serem seguidos. "A Previdência Complementar é imprescindível, necessária e impositiva para quem quiser se manter em atividade no momento da aposentadoria. No entanto, esse cenário só será possível se as pessoas compreenderem a importância da educação e planejamento financeiro a longo prazo, pois a educação previdenciária é um dos componentes cruciais neste processo", concluiu o diretor de Previdência do Grupo MAG e do Instituto de Longevidade MAG.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário