Demanda por seguros de automóveis cresce 3,61% em setembro e se recupera no mercado
Dados divulgados pela B3 também mostram crescimento dos financiamentos de veículos.
Após dois meses de recuo, a demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 3,61% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com agosto de 2025, o crescimento foi de 2,77%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.
Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, avalia que o cenário de recuperação do setor acompanha a alta do mercado de veículos novos. Segundo a Fenabrave, em setembro foram emplacadas 231.370 unidades, entre automóveis e comerciais leves, um crescimento de quase 8% em relação a agosto e 4% quando comparado a setembro de 2024. “Apesar da recente redução feita pela Fenabrave em relação à projeção de crescimento das vendas ao final de 2025, a estimativa ainda é positiva. No acumulado, até o momento, já foi registrado um aumento acima de 3%, ritmo que deve se manter até o final do ano e beneficiar as seguradoras”, afirma Gusson.
Em levantamento recente, a Fenabrave fez uma revisão da expectativa de crescimento das vendas de automóveis e comerciais leves para 2025, que passou de 5% para 3%.
Ainda de acordo com o INDS, a região Norte do Brasil registrou o maior incremento de demanda em setembro: 8,10% a mais do que no mesmo mês do ano anterior. Nordeste (+6,80%), Centro-Oeste (+6,21%), Sudeste (+2,93%) e Sul (+1,33%) completam o ranking.
Financiamentos em alta
Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3 também mostram crescimento dos financiamentos de veículos. Considerando apenas autos e comerciais leves, tanto novos quanto usados, no mês de setembro houve alta de 3,9% na comparação anual e de 4,8% contra agosto deste ano. Foram cerca de 448 mil unidades financiadas.
Informações do Mercado de Seguros
Dados disponíveis no site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) demonstram que o mercado de seguros no Ramo de Automóvel gerou R$ 38,9 bilhões de prêmio emitido entre os meses de janeiro a agosto de 2025 com crescimento de 5,38% em relação ao ano passado.
Sobre o INDS
O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.
Sobre a Neurotech
A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário