Brasil,

Cibersegurança começa no RH: 60% dos ataques têm origem interna, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daphne Buzo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

"Confiança verificada" no recrutamento é a nova fronteira da segurança cibernética nas organizações, defende especialista

Segundo a IBM, cerca de 60% dos ciberataques sofridos pelas organizações têm origem interna. Esses incidentes, classificados como "ameaças internas", partem de indivíduos que já possuem acesso legítimo aos sistemas da empresa, sejam funcionários, ex-colaboradores ou prestadores de serviços.

Diferentemente de hackers externos, esses atores exploram a confiança e os privilégios que lhes foram concedidos. As motivações podem variar desde a simples negligência até a atitude de um colaborador insatisfeito que, deliberadamente, rouba dados sensíveis ou sabota operações. Esse cenário revela uma vulnerabilidade crítica que firewalls e antivírus sozinhos não são capazes de conter.

Nesse contexto, a prática de verificação de antecedentes (background check) deixa de ser um mero trâmite de recursos humanos e assume um papel central na estratégia de cibersegurança. Trata-se de um processo fundamental para validar as informações fornecidas pelo candidato e identificar possíveis riscos antes que eles ganhem acesso ao ambiente digital da empresa.

Para Augusto Duarte, CEO da BGC Brasil, empresa especializada em verificação de antecedentes de pessoas, empresas e ativos para gestão de riscos, a due diligence antes da contratação é um investimento direto em resiliência digital.

"Conceder acesso a sistemas sensíveis sem verificar o histórico do profissional expõe a organização a riscos evitáveis. Justificar a decisão por questões de custo também é uma escolha frágil, dado o custo maior de um incidente de segurança ou para reparos na imagem institucional. É como deixar a chave do cofre sobre a mesa. A verificação de antecedentes permite equilibrar agilidade no recrutamento com proteção de dados críticos, estabelecendo procedimentos baseados em critérios objetivos, não apenas em primeiras impressões", analisa o executivo.

Essa "confiança verificada" protege a organização em múltiplas frentes. Ela ajuda a prevenir a entrada de indivíduos com histórico de atividades fraudulentas ou maliciosas em posições de confiança. Além disso, assegura que credenciais profissionais e certificações técnicas sejam autênticas, impedindo que uma qualificação falsa leve uma pessoa inapta a assumir o controle de sistemas críticos.

A prática deve sempre ser realizada com consentimento dos candidatos, de forma a garantir conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). "Com vazamentos de dados se tornando algo cada vez mais comum, empresas têm adotado verificações de antecedentes para proteger informações críticas. Entretanto, realizar verificações sem conformidade com a LGPD apenas troca um risco por outro: grande parte do mercado ainda coleta dados de forma irregular, criando exposição a sanções e danos reputacionais - por isso a importância de sempre buscar empresas e profissionais éticos, transparentes e com compromisso comprovado com a conformidade legal.", finaliza o CEO.

Sobre a BGC Brasil

Fundada em 2017, a BGC Brasil é uma empresa especializada em verificação de antecedentes de pessoas, empresas e ativos para gestão de riscos. Com atuação em todo o território nacional e acesso a mais de 200 fontes de pesquisa nacionais e internacionais, todas em estrita conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a empresa realiza mensalmente mais de 500 mil verificações. A BGC Brasil é parceira de grandes marcas, como Hapvida, 99, Pandora e Leroy Merlin, os auxiliando na tomada de decisões mais seguras e assertivas. Em 2025 foi adquirida pela norte-americana HireRight, líder global em verificação de antecedentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar