Estudo revela que desenvolvimento de professores não é linear e varia com idade e tempo de carreira
Pesquisa do Instituto Ayrton Senna (IAS) com 43 mil docentes mostra que competências socioemocionais e instrucionais evoluem em ritmos diferentes ao longo da vida profissional
No Dia dos Professores, o debate costuma girar em torno de homenagens e reconhecimento. Mas um novo estudo conduzido pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) traz evidências que ajudam a compreender o desenvolvimento da docência sob um ângulo científico.
Realizada pelo laboratório de ciência para a educação do Instituto, em parceria com a Cátedra do eduLab21 na Universidade de Ghent (Bélgica), a pesquisa foi publicada na revista internacional Teaching and Teacher Education e analisou respostas de 43 mil professores da rede pública brasileira. O artigo, assinado por pesquisadores do Brasil, Bélgica e Estados Unidos, mostra que o desenvolvimento docente não acontece de forma linear, contrariando a ideia de que basta acumular anos de experiência para melhorar na profissão.
Intitulado “Mais do que apenas experiência? Efeitos dos anos de docência, idade e gênero nas características socioemocionais e instrucionais de professores”, o estudo aponta que metade das competências tende a evoluir com a experiência, como comunicação e apresentação, enquanto outras declinam com o tempo, como a resiliência ao estresse.
Nos primeiros dez anos de carreira, docentes costumam aprimorar habilidades de expressão e gestão de sala de aula, mas, após esse período, essas competências se estabilizam. Já a resiliência ao estresse cresce com a idade, embora diminua após muitos anos de docência. Diferenças de gênero também chamam atenção: professoras relatam níveis mais altos de empatia e conexão com os alunos, enquanto os professores mais jovens mostram maior otimismo quanto ao potencial de aprendizado dos estudantes.
“Repensar a formação e o cuidado com os docentes ao longo da carreira, considerando suas próprias características e diferentes desafios que eles enfrentam ao longo do tempo, é essencial para garantir que eles tenham não apenas o preparo técnico, mas também o suporte emocional e institucional necessário para seguirem inspirando gerações.”, afirma Gisele Alves, gerente-executiva do eduLab21 do Instituto Ayrton Senna.
O estudo é o primeiro a examinar 19 características socioemocionais e instrucionais de forma integrada, e seus resultados ajudam a desenhar novas estratégias de apoio à formação e ao bem-estar docente. As conclusões se somam a dados do 14º Mapa do Ensino Superior (Semesp, 2024), que revelou que 79% dos professores brasileiros já pensaram em deixar a profissão, citando baixos salários, sobrecarga e falta de reconhecimento.
Gisele comenta que “essas descobertas oferecem evidências concretas para orientar políticas públicas e programas de formação continuada mais eficazes. Nosso compromisso, no Instituto Ayrton Senna, é transformar conhecimento científico em práticas que fortaleçam professores e promovam o desenvolvimento integral dos estudantes.”
Os pesquisadores destacam que os resultados abrem caminho para repensar a formação e a valorização docente. Estratégias de formação contínua diferenciada, voltadas aos diferentes estágios da carreira, e políticas de apoio à resiliência emocional aparecem como prioridades para garantir o bem-estar dos professores — especialmente em um contexto de escassez de profissionais e aumento dos transtornos relacionados ao estresse.
A pesquisa contribui para o debate global sobre a docência e reforça a importância de incluir, nos programas de formação, o desenvolvimento das competências socioemocionais não apenas dos estudantes, mas também dos educadores.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Fruto do sonho do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que busca acelerar a qualidade da educação pública no país. Fazemos isso por meio de pesquisa e inovação, implementação de programas educacionais e contribuição com políticas públicas. Realizamos parcerias com redes de ensino públicas em todo o Brasil para promover alfabetização, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão educacional. Em todos eles, trabalhamos com diagnósticos, formação de educadores e gestores, estabelecimento de metas, monitoramento de indicadores e oferecendo ferramentas e materiais educacionais para serem utilizados em sala de aula. Ao longo de nossa atuação, o Instituto já realizou mais de 39 milhões de atendimentos a crianças e jovens em cerca de 3 mil municípios. Diante dos desafios socioambientais de hoje, acreditamos que transformar vidas por meio da educação seja um caminho essencial para a construção de um país mais justo e um futuro mais sustentável para todos e todas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário