Brasil,

Mercado de seguros avalia impactos e oportunidades da Nova Lei do Seguro (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia Avelar
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Evento Nova Lei - Crédito: Divulgação Evento Nova Lei - Crédito: Divulgação

Evento do SINDSEG MG/GO/MT/DF debate impactos da legislação e perspectivas do setor

Na última terça-feira, o evento “Nova Lei do Seguro (15.040) - Impactos e Perspectivas para o Mercado de Seguros”, promovido pelo SINDSEG MG/GO/MT/DF, reuniu especialistas do setor para discutir a nova legislação e seus desdobramentos. O encontro destacou que muitas das previsões da lei já refletiam a maturidade do mercado, incorporando decisões do Superior Tribunal de Justiça e de outros órgãos, mas agora, ao se tornarem obrigatórias, passam a ter peso legal, com sanções previstas em caso de descumprimento.

Durante o evento, foi enfatizado que o contrato de seguro tem a função de ajustar interesses contrapostos, equilibrando a expectativa do segurado pela indenização com o objetivo da seguradora de pagar o valor correto. Ressaltou-se ainda que seguradoras e segurados fazem parte da mesma “turma”, compartilhando o interesse legítimo de que o risco previamente determinado não se concretize. A boa fé e a colaboração do segurado foram destacadas como essenciais, especialmente em seguros profissionais ou empresariais, uma vez que ele detém o conhecimento técnico necessário para que o corretor possa estruturar a proteção adequadamente.

A nova lei representa um marco de modernização, sendo interpretada como um convite à adaptação, transparência e cooperação entre todos os agentes do setor. Além disso, a mudança foi apresentada como uma oportunidade de fazer diferente e melhor, considerando que o mercado de seguros no Brasil ainda tem enorme potencial: atualmente, apenas 17% da população possui seguro de vida, revelando um verdadeiro “oceano” a ser explorado.

A Lei nº 15.040 entra em vigor em dezembro de 2025, concedendo tempo para que seguradoras, corretores e consumidores se adaptem às novas regras e práticas exigidas.

Sobre a nova lei, o presidente do SINCOR-MG, Gustavo Bentes, destacou: “A legislação é um marco para o setor e nos desafia a trabalhar com mais transparência, colaboração e responsabilidade, abrindo caminho para um mercado mais sólido e maduro.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar