Brasil,

Fidelização se torna chave para retenção de clientes e crescimento das vendas (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kelly Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Programas de fidelidade movimentaram R$ 21,9 bilhões em 2024 e vêm diversificando os benefícios, que hoje vão de eletrônicos a viagens - Foto: Freepik Programas de fidelidade movimentaram R$ 21,9 bilhões em 2024 e vêm diversificando os benefícios, que hoje vão de eletrônicos a viagens - Foto: Freepik

Programas de fidelidade movimentaram R$ 21,9 bilhões em 2024 e vêm diversificando os benefícios, que hoje vão de eletrônicos a viagens

A fidelização de clientes tem ganhado protagonismo nas estratégias das empresas brasileiras. Programas de recompensas, atendimento personalizado e inovações tecnológicas vêm se consolidando como ferramentas essenciais para aumentar a retenção, fortalecer o relacionamento com os consumidores e impulsionar os negócios.

De acordo com a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), o setor encerrou 2024 com faturamento de R$21,9 bilhões, o maior já registrado, representando crescimento de 17,6% em relação a 2023. O volume de pontos e milhas emitidos chegou a 920,6 bilhões, avanço de 16,5%, enquanto os resgates alcançaram 803,5 bilhões, crescimento de 18,3% no período.

Fidelização vai além das passagens aéreas

Embora as viagens sigam sendo um dos principais motores do setor, com 15 milhões de passagens emitidas em 2024 por meio de programas de fidelidade e 76,5% dos resgates destinados a bilhetes aéreos, o mercado tem se diversificado e conquistado outros segmentos.

No agronegócio, por exemplo, a Orbia, maior plataforma digital integrada do setor, é um dos exemplos de como a fidelização vem ganhando força fora do mercado tradicional. A empresa reúne parceiros como Bayer (com o programa Impulso), Yara Fertilizantes, Ignitia, Solis Connect, Solcera KGF, Agrigolden, Garantia Agro, 3F Agro Vantagens, Fertisolo Agro +, e até mesmo a Movida, do setor de mobilidade, e a Decolar, de viagens.

Na prática, produtores cadastrados podem acumular pontos ao registrar notas fiscais ou ao realizar compras na plataforma e dos parceiros. Os pontos se transformam em benefícios que vão de eletrônicos e equipamentos agrícolas até viagens ou itens para a casa.

“Fidelizar os produtores rurais é fundamental para fortalecer as bases do agronegócio no Brasil. Na Orbia, acreditamos que oferecer vantagens reais e tangíveis para os produtores é a chave para criar uma relação duradoura e benéfica para ambos os lados. Com nosso programa de fidelidade, transformamos cada compra em uma oportunidade de crescimento, permitindo que os produtores invistam ainda mais em suas operações. Isso não apenas traz benefícios diretos, como também está revolucionando o setor ao introduzir uma nova dinâmica de valorização e recompensas", afirma Ivan Moreno, CEO da Orbia.

Diversificação dos resgates

Além das passagens aéreas, produtos e serviços de diferentes categorias têm ganhado espaço nos resgates de pontos e milhas. Smartphones, eletrodomésticos e itens para a casa estão na lista de desejos dos clientes.

No campo, produtores rurais já utilizam programas de fidelização para adquirir bens dos mais diferentes valores. É o caso de Cicero Rogério Kuntz, de 59 anos, produtor com propriedades de mais de 12 mil hectares no Paraná e em Santa Catarina.

Cliente da Orbia há cerca de oito anos, Kuntz já utilizou pontos para resgatar eletrônicos, equipamentos para as fazendas e até mesmo viagens internacionais. “É importante porque transforma os investimentos do produtor em benefícios concretos, como equipamentos, serviços ou até itens para a casa, ajudando a reduzir custos e melhorar a infraestrutura da atividade rural. Vejo de forma muito positiva, pois o investimento retorna em forma de produtos e serviços que agregam valor e trazem benefícios extras ao negócio. Sem dúvida, o programa facilita a rotina no campo e também traz ganhos para a família”, afirma Kuntz.

Segundo o CEO da Orbia, o programa de fidelidade funciona como uma forma de incentivo ao produtor rural, que acredita na força do agro e produz alimentos com muita garra e determinação. “Nosso papel é valorizar esse esforço, transformando cada investimento feito na lavoura em benefícios reais que contribuem para o crescimento das famílias e do setor como um todo”, conclui Moreno.

Sobre a Orbia

A Orbia é a maior plataforma digital, marketplace e programa de benefícios do agronegócio para produtores e produtoras. Com mais de 300 distribuidores e cobertura nacional em insumos como defensivos, sementes e fertilizantes, a marca conecta produtores rurais a uma rede de revendas, distribuidores e cooperativas, facilitando o dia a dia. A Orbia também oferece, de forma integrada, benefícios por meio de um programa de pontos com o Orbia Clube, espaço para compras online de insumos e produtos agrícolas no Orbia Compras, e soluções financeiras no Orbia Pag. Com a maior coalizão de programas de fidelidade do agronegócio brasileiro, a marca conta com mais de 264 mil usuários cadastrados no país e mais de 315 mil na América Latina, incluindo também Argentina, México e Colômbia.

Reconhecida por sua criatividade e excelência no setor agro, a empresa também conquistou o Espantalho de OURO na Mostra de Comunicação do Agro, organizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). O case "Orbia dá um Show (Show de Drones)" foi premiado na categoria Ações em Feiras, Eventos e Congressos Presenciais de 2024. Além disso, também foi selecionada com um dos 15 Melhores Cases de Marketing Agro pela Macfor, empresa especializada em soluções de marketing e inteligência de mercado voltadas para o setor agropecuário, com o apoio do Empresômetro - Market Map • Pricing, especializada na captação, atualização, validação e cruzamento de dados públicos de todas as empresas, entidades privadas e públicas em atividade no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar