CNseg e UNICEF impulsionam projetos de educação e empregabilidade para o futuro dos jovens
A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) firmaram nesta terça-feira, 14 de outubro uma parceria estratégica para fortalecer a qualidade da educação de crianças e adolescentes no Brasil e promover habilidades fundamentais para a transição para o mundo do trabalho, com foco na temática da educação financeira.
A colaboração, que se estenderá até dezembro de 2026, utilizará as plataformas dos programas Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do UNICEF para atuar em 7 territórios prioritários: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.
As entidades reconhecem que o pleno desenvolvimento de meninas e meninos inclui, necessariamente, a oferta de currículos ricos em experiências pedagógicas que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades cruciais para a transição positiva da escola para o mundo do trabalho. O desenvolvimento dessas competências e habilidades é fator fundamental para romper com ciclos de exclusão, principalmente de estudantes em situação de maior vulnerabilidade, muitos dos quais estão em situação de fracasso escolar.
O principal objetivo da aliança entre a CNseg e a UNICEF é investir na permanência de meninas e meninos na escola e promover o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam aos estudantes reconstruir suas trajetórias escolares e conectar seus projetos de vida a um futuro financeiramente mais seguro – o que significa promover autonomia e segurança econômica para que adolescentes e jovens tomem decisões financeiras seguras, pratiquem o consumo consciente, elaborarem um planejamento financeiro pessoal e exerçam sua cidadania financeira.
Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a parceria tem um objetivo fundamental: ir além dos muros da escola para garantir que nossos jovens construam um futuro sólido.
“Não se trata apenas de assegurar a permanência de meninas e meninos em sala de aula, mas de equipá-los com as habilidades e competências essenciais para a vida adulta. Nosso foco é a Educação Financeira. Queremos que esses estudantes consigam, de fato, conectar seus projetos de vida a um futuro financeiramente mais seguro”, destacou.
"O UNICEF atua no Brasil para fortalecer o direito de cada criança e adolescente a uma educação de qualidade, que se traduza em oportunidades. O investimento nas iniciativas Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e Um Milhão de Oportunidades (1MiO), em parceria com um ator chave como a CNseg, é uma sinergia poderosa que nos permite contribuir para o país ter para uma educação de cada vez mais qualidade, equitativa, inclusiva e protetiva e oferecer aos estudantes as ferramentas reais para a transição para o mundo do trabalho, incluindo a educação financeira" afirma Joaquin Gozález-Aleman, representante do UNICEF no Brasil.
Neste primeiro ano da parceria, a colaboração prevê o lançamento de uma trilha formativa sobre educação financeira para professores a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de uma jornada formativa para adolescentes e jovens sobre educação financeira, além da mobilização do Distrito Federal e 6 estados para que implementem a temática da educação financeira em seus currículos de forma integrada à elaboração do projeto de vida dos estudantes.
Para garantir que o conteúdo seja relevante e prático, o projeto envolverá a escuta de professores, gestores e estudantes na construção e validação da jornada formativa sobre educação financeira.
Sobre a CNseg
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira.
Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Ouça ainda as novidades do mercado segurador no canal da CNseg no Spotify. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube, além dos perfis no TikTok, cnsegoficial e guiadavidaadulta
Sobre a Casa do Seguro
A Casa do Seguro estará situada em local muito próximo ao espaço oficial da COP30. Além da programação de conteúdo, promoverá iniciativas de responsabilidade social, prestigiando a economia e a mão de obra locais. O projeto é ambientalmente responsável e foi desenvolvido dentro dos conceitos de evento neutro e resíduo zero, prevendo ainda uso eficiente de água e energia.
Com o apoio de seus empoderadores –Allianz, AXA, BB Seguros, Bradesco Seguros, Caixa Seguridade, MAPFRE, Marsh McLennan, Porto, Prudential e Tokio Marine – a Casa funcionará em 1,6 mil m² de área útil, acomodando plenária com 100 lugares, seis salas de reunião, business lounges, estúdio para gravação de podcasts, sala de imprensa, espaço de convivência e área para exposições artísticas e apresentações culturais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário