Agências de marketing nichadas crescem 25% mais que genéricas, aponta estudo do Reportei
Levantamento da plataforma de relatórios e automação de marketing analisou 8 mil agências entre julho de 2023 e junho de 2025 e identificou que a especialização é um diferencial competitivo para escalar resultados
As agências de marketing digital que atuam em nichos específicos apresentaram crescimento médio 25% superior ao de agências genéricas nos últimos dois anos. A constatação é de um estudo conduzido pelo Reportei, plataforma de relatórios e automação de marketing, que avaliou o desempenho de 8.000 agências de sua plataforma entre julho de 2023 e junho de 2025.
De acordo com o levantamento, o crescimento médio em receita recorrente mensal das agências nichadas foi de R$ 1.068, contra R$ 851 das genéricas. Ao destacar as 30 empresas que mais cresceram no período, a pesquisa mostrou que 33% eram agências nichadas, 60% se classificavam como agências de funil (foco em estratégias mais amplas) e 7% representavam SaaS e operações in-house.
Saúde e restaurantes lideram entre os setores mais promissores
Entre os segmentos analisados, saúde e medicina apareceram como os mais promissores, representando metade das agências de nicho em destaque. Restaurantes, educação/bem-estar, imobiliário e farma também surgiram como áreas de forte crescimento, ainda que com menor participação.
O estudo identificou cinco padrões entre as agências que mais avançaram em receita:
- Especialização vertical, com foco em nichos de mercado que apresentam dores bem definidas;
- Tráfego pago aliado a ROI (Retorno sobre o Investimento), com estratégias claras de retorno sobre investimento em mídia paga;
- Atendimento ágil, especialmente por canais como WhatsApp.
- Produção de conteúdo autoral, educativo e diferenciado.
- Automação de relatórios, que fortalece a gestão e a comunicação de resultados.
Especialização acelera autoridade e vendas
Para Renan Caixeiro, CMO e co-fundador do Reportei, os dados confirmam a importância da especialização no setor. “As agências que escolhem nichos com problemas específicos conseguem conquistar autoridade de forma acelerada, facilitar vendas e sustentar tickets médios mais altos. É um caminho sólido para escalar resultados de forma previsível”, afirma.
Segundo ele, a maturidade das estratégias também se reflete na retenção de clientes: “Quando a agência conhece profundamente os desafios daquele mercado, o discurso comercial é mais direto e a entrega de resultados tende a ser mais consistente, criando relações de longo prazo”, complementa.
Para Caixeiro, esse é um sinal claro para profissionais do setor. “O mercado de marketing ainda está longe da saturação mas vemos agências já buscando novos caminhos. A especialização é uma opção atrativa, principalmente para novos negócios, e se torna uma estratégia de aceleração de crescimento”, conclui.
Sobre o Reportei
O Reportei é a principal ferramenta brasileira de relatórios e dashboards de marketing. Fundado em 2015, facilita a visualização de dados com análises automatizadas em 3 segundos. Com mais de 10 mil clientes em 45 países, entre eles Forbes e Carrefour, destaca-se pela autonomia do usuário, velocidade e integração com diversas plataformas. Foi eleito duas vezes como o melhor relatório e dashboard do mundo pelo GetApp.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário