Cinco práticas de autocuidado para líderes aumentarem produtividade diante de perdas globais de US$ 8,9 trilhões
Relatório da Gallup aponta que a baixa dedicação ao trabalho custa 9% do PIB mundial. Autocuidado dos líderes reduz rotatividade e melhora o clima organizacional
Uma crise silenciosa se instala no ambiente corporativo. Segundo o State of the Global Workplace, da Gallup, apenas 21% dos trabalhadores no mundo afirmam estar engajados em seu trabalho em 2024, queda de dois pontos percentuais em relação a 2023. Mais preocupante: o engajamento entre gestores despencou de 30% para 27%, sendo que cerca de 70% do comprometimento das equipes é atribuído ao desempenho dos líderes.
Esses números revelam que o desafio não é só motivacional, mas também econômico. Segundo o relatório State of the Global Workplace 2024, a desmotivação equivale a US$ 8,9 trilhões no PIB mundial, o que corresponderia a cerca de 9% da produção global.
No entorno dessas estatísticas, cresce o foco em autocuidado corporativo: práticas deliberadas dos líderes de cuidar da própria saúde mental, física e emocional para suportar a pressão, inspirar times e sustentar a performance. “Quando o gestor se descuida, projeta insegurança, fadiga e desconexão à sua equipe. O equilíbrio pessoal fortalece a resiliência e cria um ambiente em que o time também se sente autorizado a cuidar de si”, diz Carla Martins, especialista em gestão de pessoas e vice-presidente do SERAC.
Para sustentar essa análise, existem evidências científicas. Em pesquisa da Work and Well-Being Survey, realizada pela American Psychological Association (APA), constatou-se que cerca de 73% dos colaboradores relatam que a atuação de gestores no suporte ao bem-estar impacta a cultura de saúde organizacional. Ainda no âmbito da APA, o relatório 2023 Work in America destaca que os trabalhadores enquadraram o bem-estar psicológico como prioridade máxima no ambiente profissional.
Com base nisso, o SERAC recomenda que os executivos incorporem ao seu cotidiano práticas de autoconsciência, pausas estruturadas, acompanhamento psicológico e definam limites claros entre trabalho e vida pessoal, como forma de fortalecer não apenas a própria liderança, mas o engajamento e a sustentabilidade das equipes.
Autocuidado Corporativo
Cinco práticas que líderes podem adotar para fortalecer bem-estar e inspirar suas equipes, segundo Carla Martins, vice-presidente do SERAC:
Organizar a agenda: priorizar tarefas estratégicas e evitar sobrecarga com atividades operacionais.
Definir limites claros: equilibrar tempo de trabalho e vida pessoal para manter energia e foco.
Cuidar da saúde mental: adotar acompanhamento psicológico e momentos de pausa regulares.
Incentivar a cultura do bem-estar: criar ambiente em que colaboradores também valorizem o autocuidado.
Praticar atividade física e autoconsciência: inserir exercícios e hábitos saudáveis como parte da rotina.
“Quando o líder se cuida, ele transmite resiliência e inspira o time a fazer o mesmo. O autocuidado é uma estratégia de gestão”, conclui a vice-presidente.
Sobre o SERAC & BHub
O SERAC é referência nacional em contabilidade, educação e gestão corporativa e BHub, startup especializada em soluções tecnológicas de backoffice. Com mais de 10 mil clientes e presença em todo o território nacional, essa união visa transformar o setor contábil por meio de automação, formação e parcerias estratégicas. Instagram: @sou_serac ou pelo site souserac.com.
Sobre Carla Martins
Carla Martins é vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino.
Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário