Brasil,

Presidente da CNseg defende PPP para impulsionar exportações no Senado com Plano Brasil Soberano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg, via Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Senado Federal realizou nesta terça-feira (7) uma audiência pública para debater a Medida Provisória

O Senado Federal realizou nesta terça-feira (7) uma audiência pública para debater a Medida Provisória (MP) nº 1309/2025, que institui o Plano Brasil Soberano. A iniciativa visa socorrer exportadores nacionais penalizados por tarifas dos Estados Unidos, mobilizando linhas de crédito e flexibilizações tributárias para proteger a economia.

Um dos pontos centrais da MP é a alteração nas regras do Seguro de Crédito à Exportação (SCE), uma ferramenta vital para proteger empresas contra a inadimplência internacional. O presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, presente no debate, destacou o papel estratégico do setor privado no fortalecimento desse instrumento.

"O SCE hoje é muito pouco utilizado no nosso país. Então, diferentemente dos nossos concorrentes, a gente tem uma utilização muito baixa desse produto, e a MP permite a construção de uma parceria público-privada de tal forma que não só o setor público, mas também o setor privado, eles possam efetivamente dar as mãos para fomentar esse instrumento, que é de suma importância para a nossa economia", afirmou Oliveira.

O apoio do setor segurador à MP 1309/2025 baseia-se na criação de um modelo de gestão mais robusto, com foco em:

Acesso ampliado: Utilização do canal de distribuição das seguradoras privadas ("balcão") para levar o crédito oficial a mais empresas, especialmente as Micro e Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), aumentando a capilaridade.

Melhor Governança: Estabelecimento de mecanismos de transparência sob supervisão da CAMEX e garantia de segurança jurídica para os agentes públicos do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), limitando a punição por dolo ou erro grosseiro.

A MP posiciona o SCE como um pilar para aumentar a competitividade da exportação brasileira, permitindo que as empresas explorem mercados com maior segurança contra riscos comerciais e políticos.

A audiência contou também com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar