Prevenção do câncer ainda não chega às favelas: 70% dos moradores enfrentam dificuldade para exames
Iniciativas locais buscam ampliar acesso a exames durante Outubro Rosa e Novembro Azul
A luta contra o câncer ainda esbarra em barreiras de acesso, principalmente nas favelas brasileiras. Uma pesquisa conduzida pelo Data Favela revelou que sete em cada dez moradores de comunidades enfrentam dificuldades para realizar exames de prevenção e diagnóstico. O levantamento, realizado em diferentes regiões do país, mostrou ainda que 75% dos entrevistados têm medo de descobrir a doença, sobretudo pela dificuldade em acessar tratamentos adequados, agravada pela desinformação e falta de infraestrutura de saúde.
As desigualdades também impactam diretamente a sobrevida dos pacientes. Um estudo recente do Grupo Cooperativo Latino-Americano de Oncologia (LACOG), comparou prontuários de 582 homens com câncer de próstata avançado. O resultado escancara a diferença: pacientes tratados na rede privada viveram, em média, 2 anos e 4 meses a mais do que os atendidos pelo SUS.
Campanhas de conscientização
É nesse contexto que o Outubro Rosa e o Novembro Azul se tornam ainda mais relevantes. Mais do que símbolos coloridos, as campanhas nacionais buscam chamar atenção para a importância de exames simples, como mamografia, Papanicolau e PSA, que podem fazer a diferença entre um tratamento precoce e um diagnóstico tardio.
Na tentativa de reduzir essa desigualdade, algumas iniciativas têm surgido dentro das próprias comunidades. A Favela Seguros, iniciativa da Favela Holding em parceria com o Grupo MAG lançou a campanha "Família Protegida – É Hora da Prevenção". A iniciativa oferecerá um (1) check-up gratuito a novos clientes do produto Família Protegida entre 01 de outubro e 30 de novembro.
O pacote inclui consultas médicas presenciais ou on-line, exames laboratoriais e procedimentos específicos para cada público: ultrassonografia das mamas e Papanicolau para mulheres; avaliação da próstata e hemoglobina glicada para homens.
Os novos clientes da Favela Seguros terão o prazo de até 12 meses, a contar da data da contratação, para agendar a consulta e realizar os exames. Ainda assim, a recomendação é que o atendimento seja feito o quanto antes, garantindo uma prevenção mais eficaz.
"O Outubro Rosa e o Novembro Azul simbolizam uma luta que não pode ser restrita a campanhas de conscientização. Nas favelas, a prevenção muitas vezes não chega. Por isso, com esta iniciativa, queremos oferecer acesso real a exames básicos e fundamentais, garantindo que mais famílias possam cuidar da saúde de forma preventiva", afirma Ronaldo Gama, head da Favela Seguros.
Um desafio permanente
Embora ações como essa representem avanços, especialistas apontam que o problema é estrutural. A pesquisa do Data Favela mostrou que muitos entrevistados acreditam em mitos, como o de que micro-ondas ou antenas de celular causam câncer, ou ainda que homens não podem ter câncer de mama.
"Ações como a Família Protegida e campanhas de conscientização cumprem um papel duplo: além de estimular a prevenção, também combatem notícias falsas e preconceitos que afastam a população dos exames", conclui Gama.
Com mais de 600 mil novos casos de câncer estimados no Brasil para 2025, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a mensagem de Outubro Rosa e Novembro Azul segue urgente: prevenir é viver.
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