Brasil,

7 sinais de que sua empresa pode estar mais vulnerável do que imagina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No atual cenário digital, as empresas podem estar mais vulneráveis do que imaginam, mesmo quando acham que estão seguras. De dados expostos e dispositivos desprotegidos a falhas na gestão de backup e equipes despreparadas, os riscos se escondem em etapas cotidianas e processos muitas vezes negligenciados. Para tornar visíveis essas falhas invisíveis, reunimos sinais claros que muitas organizações, especialmente no Brasil, costumam ignorar, até que seja tarde demais.

Pensando nesse gap crítico de maturidade cibernética no mercado nacional, onde empresas confiam apenas em antivírus, desconhecem sua real exposição e carecem de métricas locais para embasar investimentos, Fernando Dulinski, CEO da Cyber Economy Brasil (CEB) atua como um hub estratégico para integrar dados, práticas e governança em segurança digital, buscando elevar o padrão de confiança digital e dar autoridade à pauta de cibersegurança no Brasil, destacou 7 sinais de que sua empresa pode estar menos segura do que imagina, com o objetivo de ajudar executivos e líderes a enxergar os riscos latentes e agir com urgência. Confira:

1. Falta de atualização nos sistemas: Softwares desatualizados são uma das portas de entrada mais comuns para ataques. Muitas empresas ignoram patches de segurança, deixando brechas que poderiam ser corrigidas com simples atualizações regulares.

2. Dependência apenas de antivírus e firewall: Ter um antivírus e um firewall não significa estar protegido. Sem monitoramento ativo e estratégias de resposta a incidentes, a empresa continua vulnerável a ataques mais sofisticados.

3. Falta de políticas claras de segurança: Se a empresa não possui normas documentadas sobre uso de dispositivos, senhas ou compartilhamento de informações, abre espaço para falhas humanas — responsáveis por grande parte dos incidentes.

4. Treinamento inexistente ou insuficiente: Colaboradores desatentos a golpes de phishing ou engenharia social podem comprometer todo o sistema. Sem capacitação recorrente, o fator humano segue como elo mais frágil da segurança.

5. Ausência de backups confiáveis: Muitas organizações não possuem cópias de segurança atualizadas e testadas. Em um ataque de ransomware, isso pode significar a perda total dos dados e paralisação das operações.

6. Falta de monitoramento contínuo: Empresas que não acompanham o tráfego de rede e comportamentos suspeitos ficam cegas diante de ameaças. O monitoramento constante é vital para detectar incidentes antes que eles escalem.

7. Percepção de que “não somos alvo”: Um dos maiores erros é acreditar que só grandes corporações estão na mira dos criminosos. Pequenas e médias empresas estão cada vez mais expostas, justamente por terem menos barreiras de proteção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar