Pesquisa mostra que 81% dos empresários investem em automação logística
De acordo com levantamento ‘Rota do E-commerce’ realizado pela Loggi em parceria com a Opinion Box, a adoção de novas tecnologias e a automatização de processos são apontadas por 18% dos empreendedores como fatores que mais ajudariam a expandir os seus negócios
O e-commerce brasileiro vem se consolidando a cada dia e a inovação também é de extrema importância para impulsionar os negócios das pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com a pesquisa ‘Rota do E-commerce’ realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, 81% dos empreendedores já implementaram ou planejam alguma automação logística - como integrações realizadas com ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais, em português), ou seja, a integração direta de pacotes com as transportadoras, refletindo o foco em inovação e melhoria contínua para gestão e venda de produtos.
E para expandir seus negócios, a adoção de novas tecnologias e a automatização de processos são apontadas por 18% dos empreendedores como fatores adicionais que mais ajudariam neste crescimento.
Como as PMEs lidam com as vendas
As PMEs estão encontrando novos meios de vendas para os seus produtos, tanto que 64% dos empreendedores brasileiros utilizam as redes sociais como o principal canal de vendas, tendo o Instagram, o WhatsApp, o Facebook e o TikTok entre os mais utilizados. O principal motivo para a escolha das redes sociais (60%) é em relação ao maior alcance do público.
Além das redes sociais, as PMEs também utilizam outros meios de vendas, como site próprio de e-commerce (39%), lojas físicas ou franquias (36%), marketplaces em geral (27%) e aplicativos de celular (27%).
Porém, enfrentam algumas dificuldades, sendo que a principal barreira para vendas nacionais está relacionada à limitação de estoque ou produção (23%). Os empreendedores também ressaltam a concorrência no mercado (45%), seguido pela questão financeira como o acesso a crédito e gestão financeira (30%).
Como as PMEs estão inovando
Para lidar com o estoque da empresa, 43% utilizam sistema de gestão integrado para venda e entrega de produtos, ou seja, utilizam plataformas do ecossistema de e-commerce, como plataformas de loja online (Loja Integrada, Shopify, Nuvemshop, Wix, Vtex, etc) e sistemas de integração de vendas, estoque e logística (Linx, Bling, Olist. Tiny e Tray, etc) entre as mais utilizadas.
Além disso, 19% dos empreendedores usam planilha manual e 18% fazem uso de sistema de e-commerce, mas sem a integração com outras ferramentas.
Tendências de comunicação digital
O estudo também revela tendências importantes dos empreendedores para a comunicação e relacionamento com clientes com 48% apostando em vídeos tutoriais, 27% em promoções e descontos exclusivos para impulsionar vendas e 12% em depoimentos de clientes. Com relação à capacitação e busca por conhecimento em empreendedorismo, os donos de PMES estão consumindo conteúdos principalmente via redes sociais, como Instagram (60%), YouTube (50%) e Facebook (36%), além de outros meios como podcasts (24%) e televisão (21%), refletindo o dinamismo e a inovação no setor.
Sobre a pesquisa ‘Rota do E-commerce’
A pesquisa ‘Rota do E-commerce’ foi realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, e tem o objetivo de compreender o perfil, os desafios e as estratégias adotadas por empreendedores brasileiros com relação às práticas de venda, logística, uso de plataformas digitais, automação e canais de relacionamento com o público.
O levantamento foi realizado entre abril e maio de 2025 e entrevistou mais de 100 empreendedores de e-commerce em todo o Brasil, que realizam ao menos 30 envios de produtos por mês.
Para acessar o material completo, acesse a página oficial da Loggi no link.
Sobre a Loggi
A Loggi é uma empresa brasileira que está transformando a logística por meio da tecnologia. Fundada em 2013, a Loggi começou com entregas rápidas dentro das grandes cidades, expandindo sua atuação por todo o território nacional, se consolidando como um dos maiores players de logística no mercado de e-commerce brasileiro.
Com inovação e os melhores talentos, a companhia tem a missão de conectar o Brasil, levando novas soluções para coleta e entregas de forma simples e acessível, através de uma malha robusta, ágil e tecnológica. E para garantir uma experiência mais completa e integrada em logística, com uma operação eficiente e melhores custos, a Loggi usa inteligência artificial, big data e machine learning para otimizar e desenvolver produtos e serviços, de acordo com a demanda e necessidades do mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário