Brasil,

Burnout condominial: especialista dá 5 dicas para lidar com vizinhos difíceis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Neubauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Conheça práticas essenciais para garantir a boa convivência entre condôminos e vizinhos

Viver em condomínio ou em moradias com vizinhos próximos exige atenção às regras de convivência que vão além das normas formais. Brigas por garagem, problemas com elevadores, barulhos fora de hora, área comum suja ou desorganizada, descumprimento de regras – são inúmeras as reclamações que podem levar os moradores a terem uma péssima convivência: o “burnout condominial”.

A principal delas talvez seja sobre o barulho excessivo e, embora não exista uma “Lei do Silêncio” única no Brasil, o direito ao sossego está previsto no Código Civil, conforme o Art. 1.277, e o dever de não perturbar o sossego alheio consta no Art. 1.336, inciso IV. “A harmonia no dia a dia é resultado de pequenas atitudes que demonstram respeito e consideração pelo outro", diz André Baldini, Diretor de Negócios para Moradia do Grupo Superlógica.

O especialista aponta que síndicos e condôminos podem adotar cinco práticas para manter um ambiente saudável e cordial para todos:

- Respeitar os horários de silêncio: Evitar ruídos excessivos, especialmente no período noturno e durante a madrugada, é fundamental para que todos possam descansar. Festas, reformas e uso de eletrodomésticos barulhentos devem ser planejados para horários adequados.
- Manter áreas comuns limpas e organizadas: Piscina, academia, salão de festas e demais áreas comuns devem ser utilizadas com cuidado, preservando a limpeza e a ordem para o próximo usuário. Isso contribui para a conservação do patrimônio e evita conflitos.
- Cumprir regras e regulamentos internos: Conhecer e seguir as normas do condomínio, como restrições de uso de vagas de garagem ou protocolos para obras, garante que todos usufruam dos espaços de forma igualitária.
- Comunicar-se de forma cordial e construtiva: Em caso de problemas, a comunicação direta e respeitosa, evitando discussões acaloradas ou mensagens agressivas, ajuda na resolução rápida de situações.
- Zelar pela segurança de todos: Atentar-se a portas e portões sempre fechados, não permitir a entrada de desconhecidos e avisar sobre movimentações suspeitas fortalece a proteção coletiva.

“Se cada um fizer sua parte para manter o bem-estar no dia a dia do condomínio, todos terão uma ótima experiência de morar e o condomínio crescerá em conjunto”, finaliza Baldini, do Grupo Superlógica.

Sobre a Superlógica

Líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário, a Superlógica detém 50% do mercado endereçável no segmento condominial no país e oferece um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A empresa realizou 8 aquisições nos últimos anos e já recebeu 450 milhões de reais em aportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi liderado pelo fundo norte-americano de private equity Warburg Pincus.

Em 2024, a empresa anunciou uma inédita parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, para transformar o setor de moradia no Brasil, ampliando a aplicação da inteligência artificial no mercado condominial e imobiliário no país. A Superlógica possui mais de mil funcionários e transacionou mais de 35 bilhões de reais em 2023.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar