Plataforma de IA jurídica gera bilhões em economia para empresas com grande volume de litígios
Ferramenta da Docato fortalece a atuação estratégica do jurídico com padronização, previsibilidade e agilidade
A Docato, plataforma brasileira de inteligência artificial aplicada a operações jurídicas, gerou bilhões em economia direta para empresas com grande volume de litígios. Voltada ao contencioso de massa, a solução automatiza todo o fluxo de defesa jurídica, permitindo que departamentos jurídicos construam respostas rapidamente após a distribuição dos processos. Ao integrar dados internos, bases públicas e análises jurimétricas com o apoio de agentes de IA, a plataforma entrega velocidade, padronização, consistência e governança a uma das áreas mais estratégicas para grandes organizações.
Empresas de setores como varejo, telecomunicações e serviços financeiros gerenciam milhares de processos mensais, o que exige organização, escala e precisão para manter a qualidade e a uniformidade das defesas. A Docato apoia essas operações ao eliminar atividades manuais fragmentadas e acelerar a captura automática de novos processos em mais de 270 fontes oficiais — incluindo 78 Diários Oficiais e 211 sistemas de tribunais. Cada caso é identificado, classificado por inteligência artificial, validado por engenheiros jurídicos e integrado aos sistemas da empresa via RPA ou API, com até 400 campos estruturados por processo para garantir qualidade e confiabilidade dos dados.
A tecnologia da plataforma combina informações de 347 fontes internas, como documentos, áudios, históricos de CRM, dados de RH e informações de produto, permitindo uma visão completa e estratégica da situação jurídica. Além disso, a operação conta com uma equipe de mais de 150 especialistas em dados jurídicos, que acompanham a implementação e asseguram a execução contínua de ponta a ponta.
Um dos principais diferenciais da Docato está no uso coordenado de quatro agentes de IA. O primeiro organiza argumentos factuais com base nos dados internos da empresa, mapeando a jornada do consumidor ou colaborador envolvido no processo. O segundo também permite, além do laudo de contingência, compreender se a melhor estratégia é seguir para a defesa ou encerrar o litígio com um acordo. O terceiro agente acessa fontes públicas e abertas para coletar evidências externas que fortalecem a defesa jurídica, enquanto o quarto gera uma pré-contestação estruturada e alinhada às diretrizes jurídicas da organização, pronta para revisão interna ou envio ao escritório parceiro.
Segundo Cláudio Bernardo, Chief Revenue Officer da Docato, a plataforma foi desenvolvida para ampliar a capacidade estratégica dos departamentos jurídicos. “Conectamos dados internos e públicos para estruturar respostas rapidamente após a distribuição, com apoio de IA que oferece escala, padronização, previsibilidade e segurança. O objetivo é apoiar o jurídico para que atue de forma mais consistente, eficiente e alinhada às prioridades do negócio”, afirma.
Sobre a Docato
Fundada em 2020, a Docato é uma plataforma de IA generativa para operações jurídicas, que entrega gestão financeira de litígios com eficiência e governança em seus fluxos. Atua para os departamentos jurídicos de dezenas das maiores empresas do país e vem crescendo agressivamente com a recente disseminação de IA generativa no mercado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário