Brasil,

Inovação vai além de apps: é resolver problemas com margem de valor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rowena Romagnoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Inovação vai além de apps: é resolver problemas com margem de valor

Por Paulo Motta

Nos últimos anos, o discurso sobre inovação no Brasil tem sido utilizado com uma narrativa que o reduz à ideia de que inovar significa apenas criar um aplicativo. Basta surgir uma interface colorida, um discurso ou promessa de “revolucionar o mercado”, que muitos já correm para carimbar a etiqueta de “startup inovadora”. Mas a realidade é bem menos glamurosa e muito mais dura: inovação não é tecnologia pela tecnologia, mas sim resolver um problema de verdade.

Aprendi isso não em palestras ou em laboratórios de pesquisa, mas no chão da operação, enfrentando gargalos de clientes e parceiros, redesenhando processos e descobrindo que a verdadeira inovação está naquilo que gera impactos expressivos. Não importa se é uma solução analógica ou digital, simples ou sofisticada: o que vale é que ela elimine uma dor real, crie eficiência e, sobretudo, gere margem.

Dados recentes reforçam essa questão. Segundo a FGV, em sua Pesquisa Anual do Uso de TI (2025), as empresas com maior grau de digitalização apresentam, em média, 18% mais lucratividade do que as menos digitalizadas — número que comprova como a tecnologia pode sim, gerar retorno, desde que usada para aumentar eficiência e reduzir custos. Já o Sebrae revelou que 47% dos pequenos negócios brasileiros que adotaram aplicativos ou softwares integrativos para gestão, mostraram um avanço que ainda não se traduz em resultados financeiros, justamente porque nem todo APP resolve o problema central do negócio.

Uma marca não sobrevive de “likes” ou downloads. Ele sobrevive de caixa. Um aplicativo pode ser útil, mas se não resolver o problema central do cliente de maneira mais barata, rápida ou eficiente do que as alternativas, ele não passa de um enfeite. A obsessão por tecnologia, muitas vezes, esconde a falta de foco no essencial: entender profundamente o problema, redesenhar o modelo de entrega e conhecer mais profundamente seu público.

É preciso desromantizar a inovação. Não é sobre ser “disruptivo” a qualquer preço, nem sobre buscar o próximo unicórnio. É sobre construir negócios sólidos, humanos, capazes de crescer com consistência e gerar valor real para quem paga a conta. Quem confunde inovação com moda corre o risco de criar empresas frágeis e incapazes de gerar resultado a longo prazo.

Inovar, para mim, é a arte de enxergar problemas que os outros ignoram e transformá-los em soluções. Essa é a única equação que importa, porque no final do dia é ela que mantém a empresa viva, gera empregos e promove desenvolvimento. E isso é muito mais transformador


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar