KPMG aponta principais tendências de consumo e varejo para 2025
A KPMG divulgou um relatório com estratégias e análises das tendências para o setor de consumo e varejo, além de apresentar estudos de caso atualizados de empresas localizadas na América do Sul. O objetivo é mostrar a adaptação da indústria em meio às mudanças impostas pela atualidade e como elas estão incorporando as inovações aos negócios. É o que consta no levantamento “Tendências em Consumo e Varejo na América do Sul, 6ª edição”.
“Diante da importância estratégica que as cadeias de valor têm para o sistema produtivo global, as novas circunstâncias evidenciaram a necessidade de reestruturação voltada para otimizar a operação das empresas, obtenção de insumos e distribuição dos produtos. Vários mercados da América do Sul, inclusive o Brasil, se mostram atrativos para companhias multinacionais em termos de recursos, energia limpa e incentivos fiscais, o que pode levá-las a aumentar a realocação de suas cadeias para esses locais”, afirma o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.
Nessa publicação, a KPMG lista 4 tendências para o setor de consumo e varejo na América do Sul:
1.1 O reinado dos dados: a coleta de dados, análise minuciosa e eficaz são fatores determinantes para o desempenho atual das empresas, tanto neste quanto em qualquer outro setor.
1.2 Inteligência Artificial (IA): além de avaliar a qualidade e privacidade dos dados ou riscos atuais de cibersegurança, os líderes precisam refletir sobre os riscos futuros que esses questionamentos podem trazer em termos de propriedade intelectual.
1.3 Sustentabilidade e economia circular: as varejistas precisam direcionar esforços para sustentabilidade com o apoio em práticas de economia circular, incluídas nas diretrizes ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).
1.4 Cadeia de suprimentos: em uma estrutura padronizada na minimização de custos e internacionalização dos insumos, a necessidade de mudar a cadeia de valor com estratégia e capacidade de promover a realocação geográfica é alta.
“Essas tendências são relevantes em mercados como a América do Sul, onde os varejistas frequentemente operam em ambientes marcados por desafios econômicos, como altas taxas de juros, inflação, baixos níveis de investimento e consumidores altamente sensíveis a preço e disponibilidade. Nesse contexto, é essencial que os executivos do setor monitorem essas transformações, buscando entender seus efeitos e identificando oportunidades de adaptação estratégica. Somente por meio dessa abordagem, o varejo poderá se sustentar e traçar um caminho sólido rumo ao desenvolvimento”, finaliza.
Para conhecer o estudo na íntegra, acesse Tendências em Consumo e Varejo na América do Sul - KPMG Brasil
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 142 países e territórios, com 275 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal.
Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.
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