Brasil,

Aprovada Audiência Pública para Discutir Lei 213/25 no Setor de Seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Comissão de Comunicação da Câmara aprovou a realização de audiência pública, proposta pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF), que discutirá o processo de regulamentação infralegal da Lei Complementar 213/25, com a presença de autoridades da Susep e do Ministério da Fazenda, além de representantes do setor privado.

Segundo o autor da proposta, o processo de regulamentação dessa lei, que trata do regime jurídico das cooperativas de seguros e dos grupos de proteção patrimonial, exige “diálogo técnico, equilíbrio regulatório e escuta qualificada do setor”, a fim de garantir segurança jurídica, previsibilidade e aderência ao espírito da LC 213/25.

Ele lembra que a Lei foi aprovada com ampla maioria no Congresso Nacional, refletindo o apoio institucional e a relevância do tema para o país.

Ressalta ainda que a norma reconhece e disciplina o modelo de atuação das cooperativas de seguros e entidades mutualistas de proteção patrimonial, as quais representam hoje um setor responsável por 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Neste momento, a Susep está conduzindo a elaboração dos atos normativos infralegais necessários à plena implementação da nova legislação. A realização dessa audiência pública representa, portanto, uma oportunidade de promover um ambiente institucional de escuta e diálogo entre representantes do Poder Legislativo, do Executivo e da sociedade civil, fortalecendo os princípios da transparência regulatória e da boa governança na implementação de políticas públicas”, argumenta o deputado.

Por fim, ele assinala que a Comissão de Comunicação da Câmara, por sua natureza temática, tem entre suas competências o acompanhamento das relações entre o Estado e entidades de comunicação institucional, publicidade legal, acesso à informação, regulação de dados e transparência pública.

Na visão do deputado, tais prerrogativas se conectam diretamente ao momento atual da regulamentação da Lei Complementar 213/25, que envolve a atuação de órgãos reguladores e a comunicação de diretrizes que “afetam diretamente milhões de cooperados, segurados e cidadãos em todo o país”.

Para participar da audiência pública devem ser convidados representantes da Susep, da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda; da Frente Parlamentar Mista do Cooperativismo de Seguros (FREPAM); da AAPV – Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais; da CNseg – Confederação Nacional de Seguros; da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; e da CONFSEG – Confederação Nacional das Cooperativas de Seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar