Grupo de Trabalho da Susep discute educação financeira para ampliar acesso ao seguro no Brasil
Evento faz parte das iniciativas da Autarquia no âmbito da 12ª Semana ENEF
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) realizou ontem (14) um encontro presencial, na sede da Susep no Rio de Janeiro, do Grupo de Trabalho (GT) “Política Nacional de Acesso ao Seguros”, para discutir o tema Educação como Ferramenta da Política Nacional Acesso ao Seguro. O evento faz parte das iniciativas da Autarquia no âmbito da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).
A abertura do encontro foi realizada pela diretora da Susep e coordenadora do grupo de trabalho, Júlia Normande Lins, que apresentou o relatório final do GT, destacando as conclusões identificadas pelo grupo após os questionários respondidos e as reuniões realizadas ao longo dos últimos meses.
A diretora destacou que a educação financeira foi um tema centralizador e balizador de todas as discussões do GT e que, embora não seja o único elemento que precisa ser impulsionado quando se fala de acesso ao seguro, ela é um elemento estratégico para o estado brasileiro, para as empresas privadas e para toda a sociedade. Júlia falou, ainda, sobre a complexidade dos conceitos vinculados aos contratos de seguros e as dificuldades culturais que se tem quando se busca levar a educação securitária para a população, ressaltando a importância de que a conscientização sobre a importância do seguro seja tratada desde a infância e a juventude.
Ao final de sua apresentação, a diretora concluiu que “uma educação financeira completa só é possível com a união do estado brasileiro e das entidades privadas, com o objetivo de educar o cidadão e empoderá-lo sobre as nuances e conceitos ligados ao seguro, de modo que ele saiba o que está contratando e quais elementos podem ser utilizados para a busca de seus direitos.”
O encontro contou, ainda, com três painéis:
1) Os efeitos das desigualdades e a inclusão como estratégia: com Regina Simões, coordenadora regional para a América Latina da Access to Insurance Initiative (A2ii); Valeria Chaves, conselheira do Sou Segura; e Ana Rita Petraroli, diretora da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).
2) As ferramentas à disposição dos consumidores: com Gabriel Melo, Coordenador-Geral de Supervisão de Conduta da Susep; Amanda Pereira Ribeiro, Coordenadora de Fiscalização de Conduta de Seguros Massificados, Pessoas e Previdência (COFIC) da Susep; e Bruno Miragem, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e representante do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon).
3) A educação financeira como ferramenta da Política Nacional de Acesso ao Seguro: com Júlia Normande Lins, diretora da Susep; Gabriel Porto, Coordenador-Geral de Estudos Econômicos da Susep (CGECO); e José Prado, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Insurtech (ABINSURTECH).
Para conhecer o relatório final do Grupo de Trabalho “Política Nacional de Acesso ao Seguros”, acesse o site da Susep em Assuntos ? Grupos de Trabalho ? Política Nacional de Acesso ao Seguro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário