DUIMP no contexto do seguro de transporte internacional
A Declaração Única de Importação (DUIMP), foi criada pelo Governo Federal como medida de modernização para desburocratizar o comércio exterior brasileiro e facilitar a importação de produtos. A iniciativa foi implementada de forma gradual, passando por diferentes fases ao longo dos anos. Inicialmente, em outubro de 2018, apenas empresas certificadas no Programa OEA (Operador Econômico Autorizado) podiam registrar a DUIMP. Depois, houve mudanças para permitir que mais importadores utilizassem o sistema. O cronograma de implantação ainda está em andamento, com previsão de que todas as operações de importação sejam migradas para o Portal Único de Comércio Exterior até o final de 2025.
A DUIMP, é um documento eletrônico que unifica e automatiza a prestação de informações aduaneiras, administrativas, comerciais, financeiras, tributárias, fiscais e logísticas no processo de importação de mercadorias. Esse documento substitui a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI), consolidando em um só documento todas as informações necessárias para o processo operacional de importação, reduzindo o tempo necessário para a liberação das mercadorias.
Na prática, a DUIMP deve simplificar o fluxo operacional da importação por meio de uma integração estratégica com diferentes sistemas públicos e privados dentro do Portal Único do Comércio Exterior (Portal Siscomex), facilitando o envio de informações.
Com a DUIMP, o importador consegue registrar todas as informações em um único documento, que passa a ser automaticamente distribuído para os órgãos responsáveis. A digitalização e a centralização de dados dificultam práticas fraudulentas, aumentando a confiabilidade das operações de importação. Dessa forma, as inspeções tornam-se mais coordenadas e podem ser realizadas em paralelo, em vez de ocorrerem de modo sequencial
Além disso, o documento permite que as empresas importadoras tenham um maior controle sobre os prazos de desembaraço, já que as verificações documentais e físicas tendem a ser mais ágeis e eficientes. Essa nova dinâmica deve influenciar, inclusive, o ritmo dos fechamentos de câmbio na importação.
No contexto do seguro, a DUIMP pode impactar diretamente a forma como as informações sobre seguros são registradas e verificadas. Como ela centraliza dados sobre a importação, incluindo valor da mercadoria, origem e condições de transporte, isso pode facilitar a comprovação de cobertura do seguro e a análise de riscos por parte das seguradoras e autoridades aduaneiras.
Resumindo, a DUIMP traz maior transparência, segurança e eficiência para o comércio exterior, o que beneficia positivamente o setor de seguros, permitindo a oferta de produtos específicos de seguro de transporte internacional aos importadores e de seguro de responsabilidade civil aos intervenientes envolvidos nas operações
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Supostos transportadores de cargas cometem fraude
- Balança comercial de abril de 2025
- Retorno do Seguro de Crédito à Exportação (SCE)
- Balança comercial de março de 2025
- Balança comercial registra déficit em fevereiro de 2025
- Aplicação da Convenção de Varsóvia/Montreal no transporte aéreo internacional de cargas
- Carta DDR-Conforto transforma o seguro do embarcador a segundo risco
- Balança comercial de janeiro de 2025
- Balança comercial de dezembro de 2024
- Perspectivas do comércio exterior brasileiro para 2025
- A queda do avião no RS chama a atenção para a importância do seguro
- Balança comercial registra superávit de US$ 7 bilhões em novembro de 2024
Adicionar comentário