A cultura organizacional e seu papel no desempenho de corporações no mercado
Ambientes seguros, diversos e inovadores atraem e fidelizam talentos engajados, que apresentam melhor produtividade e mais disposição de crescer junto com o negócio. Insights do gênero foram debatidos em um episódio da série Powered by People, podcast da AMcom
De acordo com o Instituto Great Place to Work (GPTW), a construção da cultura organizacional tem papel determinante no desempenho de uma empresa no mercado, independentemente do seu porte. É por meio dela que todos olham na mesma direção e contribuem com o crescimento coletivo de uma organização. “Considerar esse pilar com a atenção que ele requer pode elevar o nível da empresa a um novo patamar de posicionamento. A cultura de uma empresa é sentida quando se atravessa pela porta, ela precisa ser percebida. Um grande desafio para os líderes é como manter essa cultura, com essa diversidade de modelos de atuação que temos hoje”, comenta Andréia Rengel, CEO da AMcom, empresa referência no mercado de tecnologia, especializada em desenvolver, manter e evoluir soluções personalizadas para a transformação digital de grandes empresas.
Dentro deste cenário, outros fatores também são fundamentais na manutenção da cultura de uma organização. “Cultura é a base de qualquer relação, é um conjunto de comportamentos, com os valores, crenças e normas de cada um. Dentro das empresas, a cultura serve para que as pessoas se sintam à vontade para crescer e se desenvolver. Por isso, hoje a empresa precisa dar oportunidade de as pessoas colocarem o seu melhor em prática – isso é imperativo para reter bons talentos”, explica Tatiana Futuro, psicóloga organizacional e especialista em desenvolvimento de pessoas. A especialista destaca, ainda, que quando encarada como estratégia, a cultura organizacional é um organismo vivo, que exige mudanças e conexão de comportamentos, além de construção constante.
Em um momento em que o conceito de marcas empregadoras se fortalece, o chamado fit cultural entre colaborador e empresa ocorre muito antes da contratação; dessa forma, atrair pessoas que tenham sinergia com a cultura organizacional é assertivo para que esses talentos sejam retidos e cresçam junto com a empresa. “Na era digital, o colaborador é um dos maiores porta-vozes da organização. O que ele posta, o que ele expõe também está falando sobre a cultura da empresa. Assim, por mais que a estratégia corporativa esteja bem definida, se a organização não olhar para as pessoas e entender como elas se encaixam naquele contexto e como vão responder àqueles desafios, o sucesso do negócio estará comprometido”, comenta Josiane Gallassini, especialista em cultura organizacional, comunicação e sustentabilidade da Cooperativa Central Ailos.
Andréia destaca o quanto as empresas estão buscando um equilíbrio entre manter as melhores práticas de gestão, com equipes engajadas e felizes, mas ao mesmo tempo, preocupadas em conquistar e manter resultados sustentáveis. “Os líderes precisam inspirar e desenvolver suas equipes por meio de práticas de gestão inovadoras e humanizadas. E a cultura organizacional tem um papel determinante nesse processo, pois ela precisa ser constantemente alimentada e transformada com vistas na perenidade da organização”, reforça a CEO.
Eduardo Kayser, diretor de pessoas da AMcom, complementa, colocando a liderança como o maior canal de comunicação de uma empresa – e , por isso, responsável pela fluidez de processos e engajamento de pessoas. “Se o líder não faz a comunicação fluir, ela tem um gap. A liderança é o que leva, mas também é quem traz. Por isso o gestor precisa estar atento às performances das suas equipes e desenvolver mecanismos que unam essas pessoas nas suas demandas internas, seja no cumprimento de suas tarefas, seja no desenvolvimento profissional de cada um”, afirma.
Os especialistas destacam o quanto a diversidade impulsiona as organizações e é relevante na construção da cultura de uma empresa. “Eu acredito que a diversidade traz inovação, pois é um exercício de aprender sobre a outra pessoa. Assim, um ambiente diverso por si só já é inovador”, comenta Andréia. “Um ambiente que transmite segurança, abertura e verdade promove mudanças que tenham impacto positivo no cotidiano corporativo, com aumento de engajamento, produtividade e, consequentemente, receita. Caso contrário, a empresa perde grandes oportunidades de melhorias. Por isso a diversidade está muito ligada a isso: o quanto aquele ambiente está favorável a permitir eu ser quem eu sou”, reforça Josiane.
Powered by People
Tatiana, Josiane e Eduardo foram os convidados do primeiro episódio da série ‘Powered by People’ dentro do AMcast, o podcast da AMcom, que trouxe insights sobre cultura organizacional, diversidade e inovação na construção de um ambiente de trabalho acolhedor e próspero. Apresentado por Andréia Rengel, CEO da organização, o programa ganha um episódio por mês e é voltado para líderes, gestores e profissionais que buscam aprimorar seus modelos de atuação e entender o impacto da tecnologia na gestão de pessoas. O episódio completo do AMcast Powered by People está disponível no canal da AMcom no YouTube.
Sobre a AMcom
A AMcom é especializada em criar, manter e evoluir soluções digitais personalizadas para solucionar os desafios de grandes empresas que querem transformar seus negócios. Com expertise em ambientes complexos e regulados, conta com um portfólio direcionado a impulsionar a transformação digital de seus clientes, provendo serviços em Modernização e Integração de Aplicações (AMS); Dados & Analytics; Design, UX/UI; Agilidade e Talentos & Equipes sob medida. Sua matriz é em Blumenau (SC), tem escritório em São Paulo (SP) e atua internacionalmente. Atualmente conta com cerca de 500 colaboradores distribuídos em diversas localidades.
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